Cemig adquire Unidade de Geração Móvel para os Vales do Aço e Piracicaba

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig adquiriu quatorze Unidades de Geração e Transformação Móvel – UGTM para serem utilizadas no sistema elétrico da Empresa em todo o Estado, ao custo unitário aproximado de R$ 1 milhão. Uma dessas unidades foi disponibilizada para atender os municípios da região do Vale do Aço e Piracicaba.
A UGTM é bastante versátil e pode ser utilizada para manter a continuidade parcial ou total do fornecimento de energia em situações que a Cemig necessite interromper o fornecimento de energia para realizar manutenções programadas ou em situações que ocorrem interrupções acidentais, causadas na maioria das vezes por ações externas à Empresa, como vendavais, raios, colisão de veículos em postes de energia e vandalismo.
“As ações estão transcorrendo conforme nossa previsão. Adquirimos a unidade, treinamos as equipes que vão operar o equipamento e, agora, estamos programando a utilização da UGTM no sistema elétrico”, afirma Humberto Donisete de Faria, gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Cemig em Ipatinga.
Técnicos e eletricistas, da Cemig de Ipatinga, Itabira, João Monlevade e região participaram, nos meses de setembro e outubro, de treinamento sobre a utilização do novo recurso que em breve será colocado em prática para reduzir os desligamentos aos clientes da região.
UGTM
A Unidade de Geração e Transformação Móvel é composta por um gerador trifásico de 500 kVA (kilo-volt-ampere) com injeção eletrônica a diesel, possui tanque de combustível com capacidade para 500 litros, autonomia mínima de seis horas a plena carga e duas saídas de suprimento de energia em baixa tensão (127 e 220V) e média tensão (13,8kV), além de transformador, disjuntor e relé de proteção.

Comentários