Pesquisar

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Balsa misteriosa pode ser futuro data center sustentável do Google

Uma grande estrutura flutuante está sendo construída em Treasure Island, antiga base da marinha americana. Há especulações que a construção seja um novo projeto do Google.
Não está claro o que há dentro da barcaça, mas sabe-se que ela tem cerca de quatro andares de altura e foi feita com uma série de contêineres de última geração.

Segundo o site CNET, o Google pode estar criando um data center flutuante. Em 2009 foi concedida uma patente ao Google para tal construção.

Por estar localizada na água, a barcaça pode utilizar a água do oceano no resfriamento do data center, que hoje é um dos sistemas que mais consomem energia no mundo. Além disso, a estrutura poderia gerar energia através das ondas, o que seria bom tanto para a empresa, que reduziria seus custos, como para o meio ambiente. Outra vantagem seria a estrutura portuária, já que os data centers já são construídos como contêineres, o que facilita o transporte e a construção.

Para ligar, ainda mais, o projeto ao Google, funcionários da área afirmam que empregados da empresa estão constantemente nas redondezas. Não é certo se a estrutura será mesmo um data center, mas analisando o histórico inovador e empreendedor do Google, é provável que sim.

Com informações do Adnews