Universidades de São Paulo disponilizam conteúdo científico na internet

SÃO PAULO - A produção científica das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) poderá ser encontrada e acessada livremente em breve em um único portal na internet, segundo informações da Fapesp. A data específica não foi divulgada. O portal reunirá teses, dissertações, artigos, livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos.
Com os repositórios das três universidades paulistas prontos para operar, a ideia é integrá-los pouco a pouco no portal. A ferramenta de busca do sistema, já usada pela USP, se conecta todos os dias com os repositórios das três universidades, extrai os dados armazenados, elimina os duplicados e os insere na base do portal para que possam ser acessados pelos usuários.
Por enquanto, há cerca de 56 mil artigos científicos, publicados entre 2008 e 2012 em revistas indexadas na Web of Science. A meta é publicar artigos científicos também incluídos em outros indexadores científicos, comooScopus, além de outros tipos de publicações, como livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos.
Do total de 56 mil artigos já armazenados no portal, 70% estão disponíveis em acesso aberto e os outros 30% ainda são de acesso restrito às universidades – que são assinantes das respectivas revistas nas quais os trabalhos foram publicados – ou estão embargados pelas editoras para publicação em acesso aberto.

Comentários