Pesquisar

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pernambuco vai transformar esgoto em energia renovável

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou um novo projeto que vai transformar em energia o biogás liberado pelos esgotos. A intenção é que o sistema tenha potência de 200 quilowatts (kW).

O Estado pretende desenvolver a tecnologia, que transforma resíduos sólidos e efluentes líquidos em biogás, por meio da Celpe, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Universidade de Pernambuco.

A ideia é que o equipamento seja construído em uma Estação de Tratamento de Esgoto, de forma que a energia gerada seja usada ali mesmo. Caso haja excedente, ela será injetada na rede da Celpe. Serão investidos R$ 4,6 milhões, valor equivalente aos gastos desde a aquisição dos equipamentos até a manutenção no pós-implantação.

Transformar o metano em energia será um trabalho realizado por meio de biodigestores – que decompõem a matéria orgânica e geram o gás que funciona como combustível para o motor. Há dois meses, tiveram início os estudos do projeto em laboratório. A estimativa é que, em dois anos, o sistema já esteja funcionando, segundo informou a Compesa.

Além dessa tecnologia, serão pesquisadas outras formas de aproveitar os resíduos produzidos em supermercados, feiras, lixões, aterros, restaurantes, entre outros locais em que seja possível utilizar o biogás. Com informações do Jornal do Comércio.

Redação CicloVivo