Periódico canadense publica artigo sobre os catadores de material reciclável

Publicado em setembro de 2013, o artigo mostra os aspectos sociais, educacionais e de riscos associados à atividade

Por Por ACS/A.R. em 10/10/2013
O periódico canadense, International Journal of Environmental Research and Public Health, publicou no mês de setembro, artigo intitulado Participatory Research Revealing the Work and Occupational Health Hazards of Cooperative Recyclers in Brazil, de autoria de Tereza Luiza Ferreira dos Santos, chefe do serviço de sociologia e psicologia da Fundacentro e autores.
Todo em inglês e disponível para download, o artigo mostra como se dá a organização do trabalho em cooperativas, as condições precárias dos catadores de materiais recicláveis, os problemas de saúde relacionados à exposição química, biológica e os emocionais, uma vez que os próprios trabalhadores se consideram excluídos da convivência social, atribuído ao estigma social.
Os autores realizaram pesquisa qualitativa e participativa com os trabalhadores da região metropolitana de São Paulo e puderam mapear por exemplo, como é realizado o processo de trabalho desde a coleta, separação e transporte dos materiais. A observação dos pesquisadores foi de que há vulnerabilidade dos grupos de reciclagem e sugerem um ambiente de trabalho ergonomicamente organizado e campanhas de conscientização.
O artigo destaca ainda o que o Brasil dispõe de legislação na profissão de catador, que desde 2002 vem implementando políticas de ações e de gestão nas cooperativas, em especial as relacionadas às condições desses profissionais.
Diante da importância de desenvolvimento de um modelo econômico que as cooperativas representam, as Nações Unidas elegeram o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Contudo, os autores destacam a necessidade de capacitação aos trabalhadores, gestão adequada, educação em saúde e articulação social e política que beneficiem a categoria.

Comentários