Fundacentro divulga programação da X Semana da Pesquisa

programação finalizada da X Semana da Pesquisa da Fundacentro já está disponível no site da instituição. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, em São Paulo, com o tema Desafios e Perspectivas da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Século XXI. É possível se inscrever no link próximos eventos.
No primeiro dia de evento, haverá duas conferências sobre o tema desafios e perspectivas da SST. A primeira proferida pelo professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, Laerte Sznelwar, que é doutor em ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers. A segunda, pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Roberto Heloani, que é livre-docente em teoria das organizações pela Unicamp.
Também serão realizadas duas palestras. O Grupo de Resgate Histórico da Fundacentro – GRH apresentará o início da história da instituição nas décadas de 60 e 70. Já o professor da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Herval Pina Ribeiro, doutor em saúde pública pela USP, falará sobre a educação para a SST. No final, haverá o lançamento de publicações e a celebração dos 47 anos da Fundacentro.
Nos dias 22 e 23 de outubro, serão apresentadas pesquisas da Fundacentro e do Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente”, sempre seguidas de mesas com debatedores.
No dia 22, pela manhã, das 8h30 às 12h, ocorre o painel “Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho”. Os debatedores serão o pesquisador da Fundacentro, Gilmar Trivelato, doutor em meio ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e a auditora fiscal da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), Viviane Forte, mestre em saúde pública pela Universidade Estadual Paulista - Unesp.
À tarde, das 13h30 às 17h, será realizado o painel “Organização do Trabalho”. Para o debate, estarão presentes a tecnologista da Fundacentro, Cristiane Queiroz, mestre em engenharia pela USP, e Renata Paparelli, professora do curso de psicologia da PUC/SP e doutora em psicologia social pela USP. Das 17h às 18h, acontece a apresentação de pôsteres.
O dia 23 de outubro conta com o painel “Saúde no Trabalho” pela manhã e com os debatedores Tarcísio Buschinelli, pesquisador da Fundacentro e doutor em toxicologia pela USP, e Aizenaqui Grimaldi, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp e médico do trabalho.
O painel “Agentes Ambientais” ocorre no período da tarde. Os debatedores são Maurício Torloni, professor da Escola Politécnica da USP e livre-docente pela mesma universidade, e Carlos Sérgio da Silva, pesquisador da Fundacentro e doutor em química pela USP.
Em todos os dias, será possível visitar os espaços de exposições montados no hall de entrada e no térreo.

Comentários