Pesquisar

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cientistas utilizam fezes humanas para criar energia

Novidade pode resultar em uma solução inesperada para o trabalho com energia limpa e de fonte ilimitada

Isto pode parecer algo nojento a princípio, mas você já imaginou que os seus excrementos — e estamos falando de fezes e urina — podem ser utilizados para realizar diferentes tarefas? Um exemplo disso é o fato de que já é possível carregar o seu celular com a parte líquida dos seus dejetos, como é possível conferir clicando aqui.
Agora, a novidade é que pesquisadores da Nanyang Technological University de Cingapura também criaram um método para que “os sólidos” tenha um destino mais digno do que o esgoto. E, por mais incrível que possa parecer para alguns, esse esforço resultou em uma nova maneira de se criar energia.
O nome da criação é No-Mix Vacuum Toilet, sendo que a função dela é a de utilizar as fezes das pessoas para obter energia limpa. Isso é feito através de um sistema a vácuo que separa a urina do que é sólido. Com isso, o material separado é processado e “transformado” em biogás, enquanto o que é líquido passa por processos químicos para virar fertilizante.
Uma grande chance para o futuro
De acordo com o que foi divulgado, o aparelho deve ficar conectado ao vaso sanitário de alguma maneira. Desse modo, é possível comprimir o biogás para a utilização em automóveis ou aeronaves — as possibilidades de utilização são enormes, já que o produto pode servir de fonte de energia para diversos tipos de aparelho.
Ainda não se sabe ao certo como isso vai ser feito, mas a novidade abre portas para que um novo tipo de trabalho com energia limpa surja. Além disso, como dejetos deste gênero são produzidos todos os dias e de forma necessária, a fonte para a produção é infinita e não atinge o meio ambiente — ou seja, a solução para a questão de um tipo de energia do futuro talvez venha do seu banheiro.
Fonte: BBC , Dvice