Pesquisar

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Belo Horizonte ganha nova planta solar fotovoltaica

Energia produzida será utilizada nas instalações da Fapemig.

A Capital Mineira vai ganhar uma nova planta de geração solar fotovoltaica, fruto de um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a Companhia Energética de Minas Gerais e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

A nova instalação, que será construída na área da sede da Fundação, em Belo Horizonte, irá produzir energia que será utilizada nas próprias instalações da Fapemig, e visa reduzir os gastos com energia elétrica, além de servir com o piloto e indutor da inserção dessa tecnologia no mercado nacional.

O projeto prevê a instalação de 630 módulos fotovoltaicos com potência total estimada em 157 kW, o que proporcionará a geração de 219 MWh / ano, equivalentes ao consumo de 150 residências.

O Convênio, assim como um contrato de prestação de serviços de engenharia entre a Fapemig e a Efficientia SA, subsidiária integral da Cemig que será responsável pelo acompanhamento e gestão do projeto, foram assinados nessa quarta-feira (30), da sede da Concessionária.

Para a instalação da planta serão investidos R$ 840 mil com recursos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, que serão reembolsados pela Fapemig com base na energia gerada.

Fonte e demais informações: http://www.odebate.com.br/energia-para-a-vida/belo-horizonte-ganha-nova-planta-solar-fotovoltaica-30-10-2013.html