ABIPTI lança plataforma virtual de oferta e demanda de serviços tecnológicos

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) vai lançar oficialmente o Sistema Organizacional de Monitoramento e Avaliação (SOMA), na próxima terça-feira (22), na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Na quarta-feira (23), às 19h, a Associação fará uma palestra no miniauditório 3 do pavilhão para explicar as funcionalidades do Sistema.
A plataforma virtual reunirá informações de cunho estratégico das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) associadas à ABIPTI e empresas. A meta é facilitar a criação de cooperações, além de contemplar uma rede de relacionamentos, que agrupará informações sobre serviços e soluções tecnológicas e permitirá, entre outras coisas, ampliar o conhecimento das instituições sobre determinado tema.

O acesso a essas informações se dá de maneira fácil e rápida por meio de dois modos de pesquisa. A busca simples contêm filtros por região, por natureza jurídica, por setor de atuação, por oferta de serviços e demanda por serviços tecnológicos. Na pesquisa avançada, será possível selecionar diferentes opções para aperfeiçoar os resultados da procura.
De acordo com a presidente da ABIPTI, Isa Assef dos Santos, o intuito do SOMA é casar a demanda e a oferta para promover a inovação. “A tecnologia funcionará como catalisadora da cadeia produtiva brasileira por meio da celebração de parcerias”, afirma.
Isa Assef acrescenta que para manter o desempenho industrial e empresarial de muitas empresas brasileiras é preciso cada vez mais inserir metodologias de tecnologias de indústria básica. “Isso pode vir em termos de normalização, de respostas técnicas, de acreditação, de gestão da metodologia, de gestão da inovação, informações que o SOMA proporcionará por meio das suas funcionalidades”.
Além de interagir com a exposição de ofertas e das demandas, as empresas e EPDIs também se comunicarão por meio de chat privado e de um feed de notícias. Nesses ambientes, as instituições poderão apresentar algumas informações que não necessariamente sejam voltadas para seus produtos, mas também para atividades internas da instituição, como seminários e workshops.
“A grande vantagem competitiva é o sistema agrupar informações estratégicas das EPDIs e das empresas e de funcionar como uma rede de relacionamentos de fato. Não é apenas uma troca de contato”, observou a presidente da ABIPTI. Para ela, todos esses fatores criam um diferencial e promovem uma efetividade do sistema, já que a plataforma também conta com um feed de notícias e um espaço para comunicação instantânea entre as instituições.
A partir dos dados cadastrais também serão geradas informações que auxiliarão gestores na tomada de decisões em temáticas relacionadas à ciência e tecnologia. As informações ainda contribuirão no fornecimento de subsídios para a elaboração de políticas públicas. No período de lançamento, o SOMA será disponibilizado gratuitamente para instituições associadas à ABIPTI e empresas.
Acesse o site do SOMA: http://www.soma.abipti.org.br/.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (61) 3348-3124.

Comentários