Minas Gerais terá primeira Comissão para aperfeiçoamento das condições de trabalho na industria da construção

Grupo de discussão, composto por colaboradores da ENESA Engenharia, tomará posse hoje (26/09), em cerimônia promovida pelo Sintramonti.

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, vem a Belo Horizonte para empossar a comissão de trabalhadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção de Minas Gerais. O grupo, formado por seis membros da ENESA Engenharia, tem a missão de facilitar o diálogo entre funcionários e empresa.

Firmado em março de 2012, o Compromisso é fruto de intensas negociações ocorridas entre o governo federal, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, e as entidades representativas de empresários e empregados do setor da construção. O acordo orienta a prática das empresas e estabelece diretrizes sobre os processos de recrutamento e seleção; formação e qualificação profissional; saúde e segurança; representação sindical no local de trabalho; condições de trabalho e relacionamento com a comunidade. Ao todo, 22 empresas do setor assinaram o compromisso no país, entre elas a ENESA Engenharia.

A empresa, especializada em serviços de montagem e manutenção eletromecânica, aderiu ao plano no ano passado, se comprometendo a implementar suas diretrizes nas obras que executa na cidade de Porto Velho (RO) e Itabira (MG). “A experiência adquirida ao longo de todos esses anos nos mostrou que não é possível chegar a lugar nenhum sozinho. Por isso, aceitamos o desafio de amplificar a voz de nossos colaboradores e construir soluções que atendam às expectativas de ambas as partes”, afirma Mozart  Langbeck, gerente de relações trabalhistas e sindicais da ENESA.

Em Minas Gerais, a ENESA Engenharia é pioneira no estabelecimento dessa comissão e contará com uma vantagem: a experiência apreendida no processo de implementação na obra executada no Norte do país. “Em Porto Velho, o processo de incorporação das diretrizes foi muito tranquilo. Os colaboradores receberam bem as mudanças e já demonstram maior engajamento”, explica Langbeck.

No município de Itabira, o projeto já começou a ser incorporado à rotina da empresa e as expectativas são as melhores. “Esperamos que os colaboradores participem ativamente do processo, conforme prevê o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho, nos ajudando a identificar os pontos de melhoria para o desenvolvimento profissional e empresarial”, finaliza Langbeck, destacando que mais 2500 colaboradores serão beneficiados pela ação.


A posse acontece durante o 3º Seminário dos Trabalhadores em Montagens Industriais de Minas Gerais, promovido pelo sindicato da categoria (Sintramonti-MG).

Fonte e demais informações: http://www.viacomercial.com.br/2013/09/minas-gerais-tera-primeira-comissao-para-aperfeicoamento-das-condicoes-de-trabalho-na-industria-da-construcao/

Comentários