Google apresenta novo algoritmo de buscas ‘Hummingbird’

MENLO PARK, Califórnia - O Google reformulou o seu algoritmo de busca, base do buscador mais usado na internet, para melhor lidar com as consultas mais longas e complexas que tem recebido de usuários da web.
Amit Singhal, vice-presidente sênior de buscas, disse a jornalistas nesta quinta-feira que a empresa lançou o seu mais recente algoritmo “Hummingbird” há cerca de um mês e que atualmente ele lida com 90% das buscas no Google no mundo.
O Google está tentando manter o ritmo com a evolução do uso da internet no mundo. À medida que pesquisas ficam mais complicadas, os sistemas tradicionais baseados em palavras-chave começam a se deteriorar, devido à necessidade de combinar conceitos e significados, além de vocábulos.
O “Hummingbird” é o esforço da empresa para combinar o significado das consultas com o de documentos na internet, disse Singhal da garagem de Menlo Park, onde os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conceberam o agora onipresente mecanismo de busca.
“Lembra-se de como era a pesquisa em 1998? Você sentava e ligava um grande computador, discava com seu modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras”, escreveu Singhal em um blog. “O mundo mudou muito desde então: bilhões de pessoas estão on-line, a rede tem crescido exponencialmente, e agora você pode fazer qualquer pergunta no pequeno e poderoso dispositivo em seu bolso.”
Page e Brin se estabeleceram na garagem de Susan Wojcicki — agora executiva sênior do Google — em setembro de 1998, quando criaram a empresa. Esta semana marca o 15º aniversário da companhia.

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