Por que um pouco de loucura pode ajudar empreendedores

Em novo livro, Daniel Isenberg, professor da Columbia Business School, explica porque ser do contra é vantajoso para quem quer empreender

Priscila Zuini


São Paulo – Inútil, impossível, estúpido. Foram essas três palavras que o professor Daniel Isenberg, da Columbia Business School, estampou na capa de seu novo livro sobreempreendedorismo. O autor quer mostrar como empreendedores de vários lugares do mundo conseguem enxergar oportunidades escondidas em coisas que a maioria das pessoas não vê utilidade.

No livro Worthless, Impossible and Stupid: How Contrarian Entrepreneurs Create and Capture Extraordinary Value, Isenberg mostra o que grandes empreendedores, fora do estereótipo do Vale do Silício, carregam em comum e porque parecer um pouco maluco ao contar uma ideia de negócios pode ser bom. Para ele, isso indica que o empresário foi além do óbvio e conseguiu enxergar uma oportunidade de negócios onde a maioria das pessoas não consegue. 
Para chegar a esta fórmula, o autor viajou por várias partes do mundo entrevistando empresários em Bangladesh, Porto Rico, Nova York, Islândia, Eslovénia, Hong Kong, Israel, China e até no Brasil. 
Em entrevista à revista Entrepreneur, Isenberg defende a vantagem de estar no contra fluxo na hora de empreender. “Para criar e capturar um valor extraordinário, você quase sempre precisa ser do contra. Você entra em um mercado quando todos estão saindo”, disse. Para o autor, este empreendedor é o que sempre surpreende as pessoas com suas ideias. 
Segundo ele, os empresários precisam ser confiantes e se acostumarem a ser vistos como fora da curva. Lidar com adversidades e resistir são também características apontadas no livro. Lançado nos Estados Unidos no mês passado, o livro ainda não tem previsão de lançamento em português. 
Worthless, Impossible and Stupid: How Contrarian Entrepreneurs Create and Capture Extraordinary Value
O livro fala sobre como estar no contra fluxo pode ser muito bom para empreendedores
Autor: Daniel Isenberg
Editora: Harvard Business Review Press

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