Saiba como funciona o computador de 25 dólares

por Ronaldo Prass
G1 testou um dos menores computadores do mundo, confira a avaliação.
Mesmo com a rápida evolução dos computadores pessoais, que têm seu desempenho ampliado a cada nova versão, pesquisadores da universidade de Cambridge, na Inglaterra, resolveram criar um pequeno computador com recursos de hardware suficientes para as funções básicas e com o preço de um brinquedo: o Raspberry Pi.
O computador de baixo custo criado para fins educacionais também pode ser utilizado em projetos comerciais. Embora possua dimensões reduzidas, equivalentes ao tamanho de um cartão de crédito, o Raspberry Pi é capaz de processar jogos educativos, navegar na internet, editar documentos, executar músicas e exibir vídeos em alta definição.
A ideia surgiu a partir da iniciativa de pesquisadores liderados por Eben Upton, que resolveram criar um computador que possibilitasse maior interação de crianças e adolescentes com o hardware básico, e para oferecer o acesso ao aprendizado à linguagem de programação de computadores.
Scratch
O Scratch é uma ferramenta de ensino de programação de computadores criada para crianças(Foto/Reprodução)
Devido ao seu baixo custo, o aprendizado não é prejudicado por conta de precauções para preservar o equipamento, o que poderia ser um impedimento caso fosse adotado um PC convencional. Um outro aspecto que contribui para a redução do custo é que todos os componentes estão acoplados na placa-mãe e a responsável pelo seu desenvolvimento é a Raspberry Pi Foundation, uma organização sem fins lucrativos.
As dimensões do computador são quase as mesmas de um cartão de crédito.
O kit vem apenas com a placa-mãe totalmente funcional, mas é preciso adquirir, separadamente, o cartão de memória e a fonte de alimentação. (Foto/Reprodução)
Embora o preço anunciado seja aproximadamente U$35, com os impostos ele deve chegar no Brasil por um preço em torno de R$170,00. Ele pode ser adquirido nessa páginahttp://www.raspberrypi.org ou através de alguma importadora parceira da fundação. O kit não acompanha o gabinete, cartão de memória e fonte de alimentação. Todos esses componentes devem ser adquiridos separadamente.
Após montado num gabinete de acrílico o Raspberry Pi fica com uma proteção adicional e com um excelente visual. (Foto: Reprodução)
Mesmo assim, o equipamento tem um um preço muito convidativo, principalmente para quem quer se aprofundar em computação. Um outro emprego dentro do segmento educacional é utilizar o mini PC em projetos de robótica. Além de versátil, excelentes projetos podem surgir a partir desse hardware.
Configuração
O hardware do Raspberry Pi modelo B é semelhante ao encontrado num smartphone. Veja abaixo as suas configurações:
  • Processador ARM de 700 MHz;
  • 512 MB de memória RAM;
  • Duas saídas USB 2.0;
  • Uma saída de vídeo HDMI;
  • Uma saída de vídeo RCA composta (PAL & NTSC);
  • Armazenamento em cartão de memória SD;
  • Rede Ethernet (RJ14);
  • Fonte de energia de 5V através de MicroSD;
  • Uma saída de som;
esquema da placa-mãe
O esquema da placa-mãe do Raspberry Pi modelo B (Foto: Divulgação Raspberry Pi Foundation)
Não é possível instalar o sistema operacional Windows nele. Até o momento estão disponíveis para instalação quatro distribuições Linux otimizadas. O download pode ser feito nesta página.
Home do desktop
Os testes foram realizados usando a distribuição Raspbian “wheezy”(Foto: Reprodução)

Comentários