Redução de tarifa de energia elétrica será discutida em audiência

Proposta é que haja desconto de 3,09% para consumidores residenciais. Também será discutido aumento nas tarifas para consumidores industriais.


No dia 28 de junho a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar audiência pública em São Luís, para discutir uma redução de até 3,09% no custo das contas dos consumidores residenciais. A medida mexerá diretamente com 1,8 milhão de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios maranhenses.
Além da proposta de redução na tarifa dos consumidores residenciais, também será discutido um acréscimo nas tarifas cobradas para as indústrias, que pode chegar a 0,10%.
No entanto, os índices finais somente serão conhecidos somente em agosto, quando o assunto será deliberado pela diretoria da agência e poderá ser aplicada a partir de 28 de agosto.
Segundo a Aneel, o consumidor do tipo B1 é o residencial. O consumidor rural é chamado de B2, enquanto estabelecimentos comerciais ou industriais de pequeno porte são classificados como B3. A iluminação pública é enquadrada no subgrupo B4.
A revisão no valor das tarifas está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. A audiência também discutirá a qualidade do serviço e os limites dos indicadores de continuidade dos conjuntos da Cemar estipulados para o período de 2014 a 2017.
Clique e saiba como participar da audiência.

Comentários