Santa Maria de Itabira recebe visita do caminhão da ciência


A cidade mineira Santa Maria de Itabira (localizada a 130 km de Belo Horizonte) é o próximo  destino do caminhão da ciência da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Entre os dias 25 e 27 de abril, o “Ciência em Movimento”, como é conhecido o projeto, vai levar cultura e conhecimento científico a população da cidade. O baú do caminhão vai carregado de novidades como a exibição de filmes educativos, novos jogos pedagógicos e oficinas.

Durante o evento, o público poderá conferir a brinquedoteca montada pela professora de física, Beatriz Alvarenga, que proporciona uma aproximação lúdica e didática com a disciplina. Natural de Santa Maria de Itabira, a professora escreveu juntamente com o professor Antônio Máximo o livro “Curso de Física”, adotado em várias escolas da América Latina para o ensino médio. Professores e alunos da Universidade Federal de Itajubá – Campus de Itabira, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) – Física e Popularização da Ciência, compartilharão experiências e experimentos científicos com os participantes.

Também haverá palestras ministradas por biólogos da Funed sobre reconhecimento e manejo de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e serpentes. A exposição dos animais, em ambientes que retratam o habitat natural deles, promete atrair a curiosidade dos santa-marienses. Jogos que estimulam o interesse pela ciência, como o “Toque Aqui”, que permite ao público tocar em réplicas de peçonhentos, também fazem parte do evento. Já o uso racional de medicamentos e doenças sexualmente transmissíveis serão temas de jogos.

Outra novidade desta edição do “Ciência em Movimento” é a exibição de filmes educativos que vão abordar temas pertinentes ao cotidiano dos moradores de Santa Maria, como hipertensão e dengue – a cidade sofre com altos índices de infestação da doença. A estrutura para o cinema e palestra será montada no baú do caminhão.

O evento é aberto ao público e tem apoio da Fundação Francisco de Assis, da Associação de Construção de Ambiente Orgânico (Acaó) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Maria de Itabira.

Endereço:

Fundação Francisco de Assis, na Av. Israel Pinheiro, 257, no Bairro Conselho, Santa Maria de Itabira. 

Horário:8:30h às 17h.

Entrada gratuita

Por Assessoria de comunicação Funed


Comentários