Minas é Muitas fala sobre a importância de Itabira

Nova temporada do programa vai ao ar neste domingo (31), às 19 horas, pela TV Assembleia.
O Programa Minas é Muitas, da TV Assembleia, estreia nova temporada, neste domingo (31/3/13), às 19 horas, e tem como destino a cidade de Itabira (Centro-Sul). O município, que tem como base econômica a extração do minério de ferro, rende ao Estado R$ 7 milhões ao ano referentes ao Produto Interno Bruto (PIB), representando um dos dez maiores PIBs de Minas Gerais.
Para conhecer a importância da mineração na história do município, o programa conversou com a cientista política Cecília Maria, que falou sobre os impactos gerados com a chegada das mineradoras, sobretudo com a criação da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. A atual Vale é a segunda maior mineradora do mundo, e grande parte de sua produção encontra-se no município de Itabira.


A cidade que tanto contribui para o desenvolvimento do Estado é, ainda, berço de um dos maiores poetas do Brasil: Carlos Drummond de Andrade. O “poeta maior”, como é conhecido no mundo literário, incentivou a preservação da cultura local, mantida pela fundação de mesmo nome, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
O poeta mineiro inspirou também os conterrâneos, estimulando a formação de novos artistas. Um deles criou a “janela da poesia”, onde são expostos vários poemas de artistas contemporâneos. No programa, o entrevistado fala como surgiu a ideia e como fez para vencer os obstáculos que enfrentou para manter a iniciativa.
Reprises – O programa Minas é Muitas estreia neste domingo (31), às 19 horas, e será reapresentado em horários diversos ao longo da programação da TV Assembleia.
Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo e pelos canais abertos 35 (UHF) e 61.2 (digital).

Comentários