LNCC apoia estudos para a diminuição dos riscos ambientais das atividades petrolíferas


Para conhecer melhor o potencial petrolífero do Brasil, em especial os novos desafios científicos e tecnológicos da exploração da camada pré-sal, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) apoia linhas de pesquisa nos setores de petróleo, água e gás.
Um dos projetos com suporte da instituição visa a diminuição do lançamento de dióxido de carbino (CO2) na atmosfera, originado de atividades humanas. Ele é baseado no sequestro de carbono por meio de captura, transporte e armazenamento geológico do gás. Em relação ao pré-sal, a intenção é utilizar os mesmos reservatórios como área de depósito, pois a presença de uma camada isolante de sal é um bloqueio natural, o que evitaria o vazamento do gás aprisionado.
Segundo o LNCC, a  modelagem e a simulação numérica dos fenômenos físicos e químicos envolvidos tanto na produção de petróleo e gás como na injeção de CO2, são processos fundamentais para a analise da integridade das formações do pré-sal e do sal durante a injeção do CO2. Essas medidas pretendem avaliar a eficácia da barreira geológica, assim como do endosso do potencial das reservas.
O apoio a projetos desse gênero está dentro da linha estratégica da linha estratégica da instituiçãol. O LNCC pretende atuar do como um pólo referência nas áreas de modelagem numérica de processos de prospecção de óleo, gás natural e águas subterrâneas, bem como transporte de poluentes em solos e armazenamento de CO2 em reservatórios de petróleo e aqüíferos. Por meio desses processos espera estimular o desenvolvimento de pesquisas e a capacitação profissional.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do LNCC )

Comentários