Estudante cria gel que estanca sangramentos


São Paulo - O estudante da Universidade de Nova York, Joe Landolina, criou o Veti-Gel. Essa substância é capaz de estancar sangramentos imediatamente após a aplicação e pode ser a futura cura para hemorragias.
O Veti-Gel é feito de polímeros vegetais capazes de fechar feridas abertas instantaneamente. Sua criação sintética ajuda no processo de cicatrização ao se conectar ao corpo humano e fechar a ferida como se fosse a própria pele.
Um vídeo no YouTube mostra a aplicação do Veti-Gel em ação em um lombo de porco bombeado com sangue após um corte. O sangramento para poucos segundos após Landolina  passar o gel no ferimento.
Segundo Landolina, a substância funciona como um adesivo para a pele ao manter pressão sobre a ferida. Depois, ao tocar o sangue, o gel ativa a fibrina, um polímero capaz de coagular o sangue. As células de plaquetas ficam ativas logo em seguida graças ao gel, que faz com que elas se liguem à fibrina, criando uma vedação.
Portanto, o gel imita o que o corpo humano faz, mas de forma bem mais rápida. Depois de colocar o Veti-Gel, o usuário pode removê-lo ou aplicar um spray capaz de transformar o gel em uma substância que parece e age como pele. Dessa forma, o tecido ao redor pode cicatrizar ainda mais rápido.





Fonte e demais informações: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/estudante-cria-gel-que-estanca-sangramentos-25032013-0.shl

Comentários