CsF seleciona bolsistas para pesquisa aplicada às águas no exterior


O MCTI, o CNPq e a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-Hidroex) lançaram, na semana passada, uma chamada pública voltada à seleção de candidatos em nível de pós-graduação. O edital é uma homenagem ao Dia Mundial da Água (22 de março). A data limite para a submissão das propostas é o dia 3 de maio.
O programa visa facilitar a formação de recursos humanos nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, no que se refere à promoção, internacionalização da ciência e tecnologia nacionais. As vagas abrangem as modalidades de Doutorado Sanduíche (SWE), Doutorado Pleno (GDE) e Pós-Doutorado (PDE).
Os candidatos receberão bolsas de estudo pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para atuar no Instituto de Educação para as Águas (Unesco-IHE), sediado na cidade de Delft, na Holanda. Após o retorno ao Brasil, a Unesco-Hidroex concederá estágios aos bolsistas selecionados pelo mesmo período em que estiveram envolvidos com projetos no exterior.
Para viabilizar os estágios, a Unesco-Hidroex firmou parcerias com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e instituições que compõem o Condomínio Temático em Águas, localizado em Frutal (MG).
Serão contempladas as seguintes linhas temáticas: gestão de recursos hídricos e governança; prevenção e controle da poluição aquática; segurança hídrica; integridade ambiental; águas urbanas; ecologia e recursos hídricos; e hidroinformática.

Comentários