Brasil pretende cumprir missão espacial completa em oito anos


O novo Plano Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) estipula que até 2021 o Brasil realizará a missão espacial completa, ou seja, colocará um satélite no espaço, por meio de um foguete nacional, a partir de um centro de lançamento brasileiro.

Além de ações em longo prazo, o documento também contempla metas imediatas, como é o caso do lançamento do Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers).

Fruto de uma cooperação com a China, o quarto equipamento da série, intitulado CBERS 3, deverá ser lançado, a partir do território chinês, no primeiro semestre deste ano. A missão, no entanto, estava programada para acontecer em novembro passado, mas foi adiada por causa de falhas apresentadas em testes de equipamentos importados junto aos Estados Unidos.

O Cbers 3 é o primeiro modelo da parceria a possuir câmeras desenvolvidas totalmente em território nacional. Ela terá como incumbência o monitoramento de recursos terrestres.

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, neste ano, estão programadas algumas ações para tentar acabar com um dos principais problemas do Programa Espacial Brasileiro, que é a falta de profissionais qualificados. A principal medida será o envio de estudantes brasileiros para especialização no exterior, por intermédio do Ciência sem Fronteiras.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações daAgência Brasil)

Comentários