Inpe reduz margem de erro nas previsões de tempo

A previsão meteorológica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) aumentou a margem de acerto. As previsões  para o período de 24 horas estão agora 60% mais precisas. A melhora no índice é conseqüência do novo sistema de assimilação de dados, que ampliou a capacidade de processamento de observações meteorológicas, de dezenas de milhares para milhões. 


O sistema passou a ser utilizado neste mês, após aproximadamente um ano em teste. O aprimoramento na performance do serviço é fruto de uma parceria com instituições e pesquisadores norte-americanos.

Em 2010, o centro do Inpe começou a trabalhar com novas ferramentas, Entre elas o supercomputador para previsão do tempo, batizado de Tupã. A máquina é capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo.

O supercomputador, segundo o CPTEC, possibilitou a implantação da nova técnica de assimilação que permite a utilização de dados de satélites, além dos convencionais, em que a coleta de informações usa instrumentos instalados em boias, navios, aviões e estações de superfície terrestre, que permitem a medição de variáveis como vento, temperatura, umidade e pressão atmosférica.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)

Comentários