Campus Party quer se firmar como garagem da inovação brasileira


São Paulo - Se antes a Campus Party fisgava os participantes com a oferta de banda larga de alta velocidade, agora a edição paulista tenta atrair visitantes apresentando-se como a garagem do Vale do Silício no Brasil.
E para isso, a sexta edição do evento, que começa na próxima segunda-feira (28) e vai até o domingo (03), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, irá contar com debates sobre empreendedorismo, concurso de startups, palestras de investidores e hackatons.
O objetivo da organização do evento é estimular o encontro e a inovação durante a semana que os campuseiros permanecem confinados no evento, dormindo em barracas e comendo macarrão instantâneo.

“A Campus Party sempre foi um caldeirão de talentos. Nossa intenção é aproximar as pessoas que possuem boas ideias para que formem equipes e criem produtos”, afirmou a gerente de conteúdo da Campus Party, Carolina de Marchi.
A organização do evento também irá promover uma maratona de negócios. Por meio dela, jovens empreendedores poderão apresentar suas ideias para investidores. No total, a organização espera reunir 500 projetos.
Segundo Carolina, além do empreendedorismo, a educação inovadora e a criação colaborativa devem ser os outros temas dominantes nesta edição da Campus Party.
Destaques internacionais
A principal atração internacional desta edição da #CPBR6 é o empresário americano Nolan Bushnell, que criou a Atari em 1972 e foi apontado pela revista Newsweek como uma das 50 pessoas que mudaram a América.
Nolan também foi a única pessoa a chefiar Steve Jobs, antes dele criar a Apple ao lado de Steve Wozniak. 
Além de Bushnell, os outros destaques internacionais serão o ex-astronauta Buzz Aldrin, membro da expedição Apolo 11 e segundo homem a pisar na Lua, em 1969, ao lado de Neil Armstrong; o diretor executivo da fundação Mozilla, Mark Surman; e a ativista Rainey Reitman, diretora da Electronic Frontier Foundation, organização de defesa dos direitos civis e da liberdade de expressão.
O ex-colunista da INFO, Don Tapscott, autor do livro “Wikinomics - Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio”, e o diretor da Universidade da Singularidade, Salim Ismail, completam o quadro de figurões internacionais. (Veja abaixo uma tabela com a data e hora das apresentações).
Anhembi continua como casa 
Assim como na edição anterior, a edição 2013 do evento vai dividir o Anhembi em três espaços: Arena, onde os campuseiros interagem e participam das atividades; Camping, onde ficam instaladas as barracas; e Expo, área gratuita e aberta ao público geral.
Além do palco principal, o evento irá contar com outros 12 espaços para atividades entre áreas temáticas e áreas de oficinas. São elas: Sócrates (Software Livre), Pitágoras (Desenvolvimento e Sistemas Operacionais), Arquimedes (Segurança e redes), Hypatia (Empreendedorismo), Michelangelo (Foto, Design, Vídeo e Música), Gutenberg (Blogs e Mídias Sociais), Galileu (Astronomia, Robótica, Nanotecnologia, Biotecnologia, Modding, Hardware e Eletrônica), Stadium (Games e Simulação), Workshop I, Workshop II, Barcamp e também o Palco Multidisciplinar.
Conexão de 30 Gbps
Para esta edição, a Telefônica Vivo, patrocinadora do evento e responsável pelo fornecimento da conexão, ampliou a capacidade de tráfego de 20 Gbps para 30 Gbps. Uma rede 4G também será ofertada em sistema de testes.
No total, 8 000 campuseiros irão participar do evento – 4 000 ficarão acampados. As inscrições estão encerradas.
Atrações Internacionais - Campus Party 2013 
Quem:Quando:
Buzz Aldrin, astronauta membro da Apollo 11terça-feira (29), às 13h
Rainey Reitman, ativista da Eletronica Frontierquarta-feira (30), às 3h
Nolan Bushnell, fundador da Atariquarta-feira (30), às 19h
Salim Ismail, diretor da Univ. da Singularidadequinta-feira (31), às 13h
Don Tapscott, autor de "Wikinomics"quinta-feira (31), às 19h
Mark Surman, diretor da Mozilla Foundationsexta-feira (01), às 19h

Comentários