Brasil é nono em projetos de energia "suja"

Relatório do Greenpeace considerou a exploração do pré-sal no País


O Greenpeace divulgou nesta terça-feira (22/01) o relatório “Point of no Return” – “Caminho sem volta”, em tradução livre – no qual o Brasil aparece em nona colocação, entre os 14 maiores projetos de energia “suja”, que estão em planejamento para as próximas décadas, considerando a emissão de gases do efeito estufa na exploração de combustíveis fósseis.
A presença do Brasil no documento é baseada na exploração do pré-sal na costa brasileira que deverá ser responsável por 330 milhões de toneladas de CO2 por ano até 2020. Enquanto isso, no top 3 listado pela organização, a China aparece na primeira colocação com a expectativa de 1,4 bilhão de toneladas de CO2; seguido da Austrália com 750 milhões, e da Ártico, com 520 milhões de toneladas de CO2.
Aparecem ainda no relatório os Estados Unidos e a Indonésia, pelo aumento das exportações de carvão; Canadá, Iraque, Golfo do México e Cazaquistão, pela exploração de petróleo em areias betuminosas, e a África e o Mar Cáspio, pela produção de gás natural.
De acordo com a organização, em 2011, as energias renováveis ultrapassaram 30% de energia nova produzida globalmente.

Comentários