Pesquisar

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mostra Nacional de Robótica está com inscrições abertas

Mostra Nacional de Robótica está com inscrições abertas: E não é necessário saber construir um robô para participar.

A Mostra Nacional de Robótica distribuirá 48 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com duração de 1 ano, além de apoio financeiro (passagens/hospedagem) para que os autores dos melhores trabalhos do ensino fundamental/médio e seus professores se apresentem na MNR.

Além destes prêmios, a MNR distribuirá certificados e menções honrosas para os alunos, professores e escolas. Todos os trabalhos bem avaliados (premiados ou não) serão divulgados online no portal da MNR para todo o Brasil.

A Mostra acontece conjuntamente com a edição comemorativa dos 10 anos da Competição Brasileira de Robótica (www.cbrobotica.org), finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (www.obr.org.br), Workshop de Robótica Educacional (http://www.natalnet.br/wre2012/) e Simpósio Brasileiro de Robótica/Latin American Robotics Symposium (http://www.sbr2012.org/) na cidade de Fortaleza, CE, em outubro de 2012.
Mais informações e inscrições: www.mnr.org.br.

Qubit eletrônico: interface estável entre mundos clássico e quântico

Qubit eletrônico: interface estável entre mundos clássico e quântico: O feito representa um avanço sem precedentes para o campo da spintrônica, da computação quântica e dos estudos de física fundamental.

Nanobalança pesa moléculas individuais

Nanobalança pesa moléculas individuais: A nanobalança permitirá o estudo de vírus e células, dos componentes da poluição atmosférica e até o processo de formação das nuvens.

CONGRESSO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS


O 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) será realizado entre o dia 4 e 8 de novembro, no Centro de Convenções Cau Hansen, em Joinville, Santa Catarina. O objetivo do evento é aproximar ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais, contribuindo para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores desta área.

Entre os assuntos abordados no congresso, estão: caracterização de materiais, ciência dos materiais e modelagem, cimentos, degradação de materiais, engenharia de superfícies, equipamentos e tecnologias, materiais elétricos, eletrônicos e óticos, materiais isolantes térmicos, materiais magnéticos, materiais nanoestruturados, materiais para geração de energia, processamento, propriedades mecânicas, reciclagem de materiais e síntese.

Promovido pela Metallum, empresa especializada em Eventos Técnicos e Científicos, o evento contará com o apoio da Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

Mais informações através do site http://www.metallum.com.br/20cbecimat/ ou pelos telefones (11) 3731-8549 / (11) 3735-3772.

30 de agosto de 2012

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=973

EVENTOS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS


A nona edição do Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Base Mineral e o VI Encontro da RedeAPLmineral ocorrem de 8 a 11 de outubro, na cidade de Salvador (BA). Ambos têm o objetivo de trocar experiências brasileiras entre os APLS. Os eventos são promovidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O seminário pretende debater as “estruturas de governança e inovação tecnológica em APLs de base mineral”, enquanto o encontro será responsável pela disseminação de informações sobre as práticas da cadeia produtiva no setor mineral de gestão e inovação.

Durante o VI Encontro, será realizada a solenidade de premiação das Melhores Práticas realizadas em empreendimentos. As inscrições vão até 30 de agosto. Mais informações em http://www.redeaplmineral.org.br/.

30 de agosto de 2012

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=975

Curso Como Gerenciar Riscos em Projetos Tecnológicos


Estão abertas as inscrições para o curso Como Gerenciar Riscos em Projetos Tecnológicos, a ser realizado pela Anpei nos dias 18 e 19 de setembro no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS). O objetivo do curso é mostrar aos participantes a importância de gerenciar os riscos de empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia.

Os participantes terão acesso a uma metodologia de gerenciamento de riscos em projetos tecnológicos e poderão praticar, através de um case de projetos tecnológicos, a metodologia de gerenciamento de riscos proposta.

O docente é Roque Rabechini Jr., engenheiro de produção com pós-doutorado e mestrado em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA) e doutor em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP. Atua como professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração em Gestão de Projetos PMPA-GP da Universidade Nove de Julho. Também é consultor de empresas, diretor da C&R Consultoria e professor de MBA’s em gerenciamento de projetos.

É autor dos livros “Competências e Maturidade em Gestão de Projetos pela AnnaBlume” e “O Gerente de Projetos na Empresa e Construindo Competências para Gerenciar Projetos” (em coautoria com Marly Monteiro de Carvalho), ambos publicados pela Editora Atlas. Foi, ainda, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Mais informações e inscrições em http://pca.anpei.org.br/PresencialDetalhes.asp?TurmaID=156



Microsoft abre inscrições para a Imagine Cup 2013

Estão abertas as inscrições para a Imagine Cup 2013, competição anual da Microsoft que incentiva estudantes a desenvolverem soluções inovadoras. Esta edição será baseada em três pilares _Cidadania Mundial, Games e Inovação _ e vai oferecer 300 mil dólares em prêmios em dinheiro.

Segundo a Microsoft, as competições dessa edição vão girar em torno do impacto social e de jogos. A categoria Cidadania Mundial premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial gerar impacto positivo na humanidade. Já a de Games, reconhecerá jogos atrativos e divertidos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games). Por fim, a categoria inovação vai escolher aplicativos que possibilitem inovação nas mãos do consumidor, em redes sociais, compras ou busca online.

Além das três categorias, os estudantes poderão se cadastrar para competir em Desafios Online focados em tecnologias e plataformas específicas como Windows 8, Windows Azure e Windows Phone.

A final da Imagine Cup 2013 acontecerá em São Petersburgo, na Rússia, entre os dias 8 e 11 de julho de 2013. De acordo com a Microsoft, este ano, a final mundial da competição foi realizada na cidade de Sydney, na Austrália, e o Brasil foi o País com o maior número de estudantes reconhecidos, sete no total. Os jovens das universidades Positivo (Curitiba-PR), Unicamp (Campinas-SP) e Poli (São Paulo-SP) foram premiados com uma soma em dinheiro de 28 mil dólares.

“Queremos inspirar estudantes de diversos cursos a colaborarem em aplicações e aproveitarem as oportunidades pós-Imagine Cup para aprimorar seus projetos”, afirma John Scott Tynes, gerente de desenvolvimento e estratégia da Imagine Cup.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da competição.

Fonte e demais informações: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2012/08/30/microsoft-abre-inscricoes-para-a-imagine-cup-2013/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nanoisrael promove a produção em massa da nanotecnologia

A terceira conferência da nanotecnologia em Israel, prometeu grandes revoluções em praticamente todas as áreas que trabalham com tecnologias em tamanhos reduzidos. O Congresso realizado em Israel, trouxe novidades da nanotecnologia na área da saúde.

Experimentos do professor ciborgue desafiam os limites da Ciência, da Ética e do corpo

O professor universitário, Kevin Warwick, desenvolveu experimentos científicos que estão revolucionando a relação entre o homem e a máquina. Conheça algumas das experiências mais inovadoras realizadas pelo cientista e seus alunos, na Inglaterra.

http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-ciencia-e-tecnologia/t/todos-os-videos/v/experimentos-do-professor-ciborgue-desafiam-os-limites-da-ciencia-da-etica-e-do-corpo/2109991/

Energia eólica ganha cada vez mais força no Brasil e no mundo

http://globotv.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/t/programas/v/energia-eolica-ganha-cada-vez-mais-forca-no-brasil-e-no-mundo/2091852/

Anatel vai medir velocidade da banda larga fixa no Brasil

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/edicoes/v/anatel-vai-medir-velocidade-da-banda-larga-fixa-no-brasil/2113723/

Exercício físico faz bem para o cérebro

Fonte e demais informações:  http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/exercicio-fisico-faz-bem-para-o-cerebro/2113929/

De onde vêm as boas ideias.wmv



Fonte e demais informações:  http://www.youtube.com/watch?v=g6tgH2dWx5c&feature=player_embedded#!

Implante neural funcionará como ibluetooth/i do cérebro

Implante neural funcionará como ibluetooth/i do cérebro: Pesquisadores brasileiros estão trabalhando em um projeto que pretende implantar no cérebro um chip capaz de se comunicar com o exterior sem fios.

Algoritmo de lógica fuzzy prevê desejo dos consumidores

Algoritmo de lógica fuzzy prevê desejo dos consumidores: A técnica desenvolvida por pesquisadores brasileiros permite estimar quais produtos têm maior chance de obter sucesso no mercado.

Robô aprende a reconhecer a si próprio no espelho

Robô aprende a reconhecer a si próprio no espelho: Se tiver sucesso, o teste será um marco no campo da inteligência artificial e da robótica.

Demandas do edital Fapemig 15/2012 serão apresentadas durante evento, na Cemig

As demandas do edital Fapemig 15/2012 serão apresentadas durante o Encontro de Inovação, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de setembro. O evento é uma oportunidade para que o mercado conheça e entenda quais as demandas tecnológicas atuais da Cemig, podendo se preparar para atendê-las.



Saiba mais:

Abertas as inscrições para o envio de projetos de pesquisa e inovação científica e tecnológica para o setor energético

Fonte e demais informações:  http://cemig-energia.blogspot.com.br/2012/08/demandas-do-edital-fapemig-152012-serao.html#!/2012/08/demandas-do-edital-fapemig-152012-serao.html

29/08/2012 17h43 - Atualizado em 29/08/2012 22h00 Semana de Engenharia de Produção recebe inscrições em São Carlos, SP

A 9ª edição da Semana de Engenharia de Produção (SemEp), que será realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo em São Carlos (EESC-USP) está recebendo inscrições de interessados. O evento é realizado em parceria entre os alunos da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A SemEp irá mostrar a realidade do mercado de trabalho na área da engenharia de produção abordando temas como gestão de projetos, gestão estratégica, marketing, e planejamento, controle e qualidade da produção.

O evento contará ainda com palestras, workshops, visitas técnicas e mesa redonda. As atividades estão abertas a todos os interessados na área.

Inscrição

Para participar da SemEp é necessário fazer inscrição no site do evento ou no prédio da Engenharia de Produção da USP, de segunda a sexta das 12h às 14h, ou das 18h às 19h30. O pacote para participar de todas as atividades custa R$ 40. O valor para participar de atividades específicas deve ser consultado. Há alojamento para estudantes de outras cidades.

O prédio da EESC fica no campus 1 da USP, na Avenida Trabalhador São-carlense, 400. Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou através do email semep@semep.com.

Lei sobre cotas nas universidades é publicada no DOU


AE - Agência Estado

Foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU) a lei que estabelece cotas para ingresso nas universidades. De acordo com o texto, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo, por curso e turno, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.


Uma parte dessas vagas deve ser dedicada a negros, pardos e índios, e outra, a alunos com renda familiar igual ou menor a 1,5 salário mínimo per capita. Foi vetado apenas o artigo que estabelecia que o ingresso dos cotistas seria feito a partir das médias obtidas no ensino médio. O governo quer que o critério seja o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas "Abertas"

  • Chamada MCTI/CNPq/CBAB Nº 24/2012

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    • Modelo estruturado para apresentação da proposta :link

    Inscrições: 21/08/2012 a 05/10/2012
  • Chamada N° 30/2012 - CNPq/AKA (FINLÂNDIA)

    A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em energia, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados ao objeto abaixo indicado, em conformidade com as condições estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    • Detalhamento da proposta :link

    Inscrições: 20/08/2012 a 05/10/2012 
     
  • Chamada MCTI/CNPq/CBAB N º 21/2012

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    Inscrições: 20/08/2012 a 04/10/2012 
     
  • Chamada N° 28/2012 - PEC - PG 2012

    Constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; Contribuir para a formação de recursos humanos, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado para realização de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que emitam diplomas de validade nacional, em programas de Pós-Graduação com nota igual ou superior a 03 (três), segundo classificação estabelecida pela CAPES; Aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, visando sua contribuição para o desenvolvimento de seus países; Priorizar os países que apresentem candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.

    • Instrução Currículo Lattes :link
    • Instrução Formulário Eletrônico :link
    • Manual :link

    Inscrições: 16/08/2012 a 15/10/2012
  • Chamada de Projetos CNPq-MIT N º 29/2012

    A Chamada CNPq-MIT 29-2012 tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação CNPq e as Iniciativas Internacionais em Ciência e Tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

    Inscrições: 13/08/2012 a 26/09/2012
  • Chamada MCTI/CNPq N º 16/2012

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem dar continuidade ao processo de expansão e consolidação de competências nacionais em nanotecnologia, a partir de tecnologias inovadoras para produção, prototipagem e/ou aumento de escala em nanomateriais, nanocompósitos e/ou nanodispositivos. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    Inscrições: 06/08/2012 a 19/09/2012
  • Chamada MCTI/CNPq/MCIDADES Nº 11/2012

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento, estimulando e fortalecendo a produção de pesquisas e estudos para o monitoramento, a avaliação e o aprimoramento do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e do eixo de Urbanização de Assentamentos Precários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Urbanização de Assentamentos Precários), vinculados à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. As propostas devem observar as condições as condições específicas estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente e sua qualificação, cronograma de execução, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    Inscrições: 02/08/2012 a 13/09/2012
  • CHAMADA TRIPARTITE CNPq/IRD/APGMV nº 15 / 2012

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, em conformidade com as condições estabelecidas na parte II -REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    • ROTEIRO DE DETALHAMENTO :link


    Inscrições: 25/07/2012 a 20/10/2012
  • CHAMADA CNPq Nº 04/2012 Cooperação CNPq / Instituto Holandês de Polímeros - Universidade Técnica de Eindhoven

    A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas áreas de Nanotecnologia e Materiais Poliméricos, preferencialmente nas áreas de Biopolímeros e Poliolefinas, em conformidade com as condições estabelecidas na parte II - REGULAMENTO, anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

    • ROTEIRO DE DETALHAMENTO :link


    Inscrições: 09/07/2012 a 13/09/2012
  • Chamada Pública MCTI/SETEC/CNPq Nº 17/2012 RHAE Pesquisador na Empresa

    A presente Chamada Pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no País, por meio da inserção de mestres ou doutores, em empresas privadas, de micro, pequeno, médio e grande porte.

    • ROTEIRO DETALHADO DO PROJETO :link


    Inscrições: 25/06/2012 a 31/08/2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Maratona reúne programadores para criação de aplicativos e programas

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/conecte/v/maratona-reune-programadores-para-criacao-de-aplicativos-e-programas/2071637/

Novas formas de mobilidade pessoal já estão em teste no Japão

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/conecte/v/novas-formas-de-mobilidade-pessoal-ja-estao-em-teste-no-japao/2038695/

IAMG REALIZA DEBATE SOBRE POLÍTICA MINERAL

O Instituto de Advogados de Minas Gerais (IAMG) realizará dia 12 de setembro, às 8h30 mais uma edição do encontro sobre política mineral. O tema a ser debatido neste é “Rejeito e estéril. Natureza jurídica, aproveitamento e propriedade: conflitos potenciais”. 

O evento, que conta com o apoio da In The Mine, será coordenado pelo diretor do departamento de Direito de Minas e Energia do IAMG, William Freire. Também participarão: o presidente do Instituto, Luiz Ricardo Gomes Aranha; o diretor do Instituto Brasileiro de Direito Minerário (IBDM), Tiago de Mattos e o engenheiro de Minas, Roberto Costa. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Confira a programação completa:

8h30 – Recepção e Welcome Coffe
9h00 – Boas vindas
Dr. Luiz Ricardo Gomes Aranho – Presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG)
9h05 – Abertura
Dr. Tiago de Mattos – Diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG)
9h15 – Palestras
1ª palestra – Dr. William Freire
Diretor do Departamento de Direito das Minas e Energia do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG)
2ª palestra – Roberto Costa
Engenheiro de Minas
10h30 – Debate
12h00 - Encerramento

SERVIÇO

Data: 12 de setembro de 2012
Horário: 8h30 às 12h
Local: Automóvel Clube de Minas Gerais
(Av. Afonso Pena, 1394, 3° andar – Belo Horizonte/ MG)
Inscrições gratuitas: (31) 3241-1226 ou iamg@iamg.org.br
Vagas limitadas
28 de agosto de 2012

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=969

Programa reconhece qualquer idioma falado

Programa reconhece qualquer idioma falado: O programa de reconhecimento de voz e tradução automática pretende nada menos do que ser capaz de reconhecer qualquer língua do mundo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Micromotor espacial tem tamanho de um cubo de açúcar

Micromotor espacial tem tamanho de um cubo de açúcar: Há algum tempo os satélites em miniatura deixaram de ser unicamente equipamentos para uso de estudantes - mas faltava-lhes um motor com dimensões apropriadas.

Tecidos ciborgues misturam biológico e eletrônico

Tecidos ciborgues misturam biológico e eletrônico: É a primeira vez que tecidos biológicos e componentes eletrônicos são verdadeiramente mesclados em uma matriz 3D.

Tecidos ciborgues misturam biológico e eletrônico

Tecidos ciborgues misturam biológico e eletrônico: É a primeira vez que tecidos biológicos e componentes eletrônicos são verdadeiramente mesclados em uma matriz 3D.

Nanotecnologia da madeira promete superar plásticos

Nanotecnologia da madeira promete superar plásticos: Imagine um material leve, transparente, oito vezes mais forte que o aço inoxidável e com um mercado estimado em US$600 bilhões em 2020.

Tecnologia anticolisão é testada em 3.000 veículos nos EUA

Tecnologia anticolisão é testada em 3.000 veículos nos EUA: A partir desta semana, 3.000 carros, caminhões e ônibus começam a rodar nos EUA com uma nova tecnologia anticolisão.

Novo material extrai urânio da água do mar

Novo material extrai urânio da água do mar

Centro de bionanomanufatura é inaugurado em São Paulo

Centro de bionanomanufatura é inaugurado em São Paulo: O centro de pesquisas será o mais moderno da América Latina, com uma área de oito mil metros quadrados.

Comunidade cientifica prepara 9ª semana nacional de ciência e tecnologia em Bauru

Representantes das áreas de produção e difusão de ciência e tecnologia de Bauru e região reúnem-se nesta quinta feira (16) para tratar dos preparativos da 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SNCT Bauru 2012. Os participantes irão definir a programação do evento que tem como principal objetivo promover a inclusão social através da popularização científica. O encontro acontece às 10 horas na Sala de Aula, piso superior, do Aeroclube de Bauru.

Neste ano o tema central da SNCT será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações locais, regionais e internacionais.

Um dos objetivos da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Além de definir as atrações da SNCT Bauru deste ano, durante a reunião haverá a apresentação de Plano de Gestão da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru, elaborado conjuntamente entre a Prefeitura Municipal e a Comissão de Implantação da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru, e encaminhamentos estatutários que regem a Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT), criada por representantes do segmento com o objetivo de auxiliar no fomento à área de C&T no município.
 

Brasília sedia na próxima semana congresso internacional sobre competitividade

Acontece em Brasília (DF), no dia 28, o 10º Congresso Internacional Brasil Competitivo. Participarão especialistas do país e do exterior, entre empresários e governo. O objetivo é apontar os desafios da competitividade para a próxima década.

Estão previstos debates sobre o panorama do Brasil, do mundo e das empresas. Espera-se discutir maneiras de superar gargalos de infraestrutura e logística, além de apontar maneiras de reverter os desafios da crise externa e as ineficiências de gestão.

Informações e a ficha de inscrição estão disponíveis neste link.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da CNI)

Inscrições para o prêmio Jovem Cientista vão até o dia 31

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista seguem abertas até o dia 31 de agosto. Destinado a pesquisadores de todas as áreas, o tema deste ano é “Inovação tecnológica para os esportes”.

A proposta do prêmio é promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros.
Os resultados serão divulgados em novembro na sede do CNPq, por meio de uma coletiva de imprensa, e os nomes dos vencedores também serão publicados no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

(Agência CT&I de Notícias com informações do CNPq)

Governo dará isenção fiscal a empresas que reduzirem emissão de gases do efeito estufa

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou nesta terça-feira (21) que as empresas que reduzirem a emissão de gases do efeito estufa ganharão isenção fiscal. A ação faz parte de um acordo firmado pelo MDIC com o ministério do Meio Ambiente e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os setores de alumínio, cimento, papel e celulose, química, cal, vidro e ferro-gusa deverão ser  contemplados.  A estimativa é que, em 2020, 16,2 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²) deixem de ser emitidas, reduzindo a projeção de 324,4 milhões para 308,2 milhões de toneladas.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel , o plano nasce com metas voluntárias de redução, de 5%, que estão sendo acordadas com a indústria. “A indústria está junto com governo assumindo esse compromisso. Vamos ter muito trabalho, mas não vamos fugir dele. Temos que providenciar inventário, instrumento de medição, estudos necessários para isso, mecanismos de redução tributária, financiamentos”, afirmou.

Parte do Plano Brasil Maior, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, lembrou a importância da inclusão do tema ambiental para o desenvolvimento da indústria brasileira. A ministra destacou que discutir o desenvolvimento da indústria, aliando tecnologia, baixo custo e sustentabilidade é um grande avanço. “A partir de agora você tem um arranjo formal de tal maneira que o Brasil possa avançar no desenvolvimento do seu parque industrial na discussão da emissão de CO2 por unidade”, comemorou.

Nesta semana os empresários deverão receber contrapartidas do governo, sobretudo por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a redução de emissões, segundo o diretor de competitividade industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Alexandre Comin.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MDIC)

MCTI e Finep apresentam linha de crédito para tecnologia assistiva

Hoje (27) será apresentada na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), no Rio de Janeiro, uma linha de crédito de R$ 90 milhões para projetos de inovação em tecnologia assistiva desenvolvidos por empresas
 
Estarão presentes o presidente da Finep, Glauco Arbix, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

O crédito (financiamento reembolsável) será concedido para projetos com valor de R$ 1 milhão a R$ 20 milhões e a participação da Finep será de até 90% das despesas da empresa. A taxa fixa de juros variará de 4% a TJLP+3% ao ano.

Exemplos de produtos assistivos são próteses robóticas, impressoras braile, leitores autônomos de texto, dispositivos auxiliares de locomoção, órteses dinâmicas, aparelhos auditivos, implantes cocleares e equipamentos esportivos paralímpicos.

O ganho de competitividade nesses segmentos envolve conhecimentos baseados em microeletrônica, nanotecnologia, novos materiais, robótica, computação, desenho industrial e neurociência, entre outras áreas, além de depender de uma relação estreita entre o setor produtivo e a academia.

O Programa de Inovação em Tecnologia Assistiva foi lançado pela Finep como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite, com investimento de R$ 150 milhões até 2014. Os recursos serão distribuídos em forma de crédito (R$ 90 milhões), subvençãoeconômica (R$ 30 milhões) e projetos cooperativos ICT-empresa (R$ 30 milhões).