Governo federal prepara programa para incentivo à inovação


Uma ação envolvendo diversas entidades do governo federal deverá injetar um grande volume de recursos de incentivo à inovação no país. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o projeto que está sendo finalizado “chegará a valores impensáveis”.

Os recursos serão disponibilizados para as operações de crédito. Estão envolvidos, além do MCTI, Finep, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O processo vai promover no Brasil uma mudança de patamar”, afirmou Raupp. As declarações foram dadas durante a cerimônia do Prêmio Finep de Inovação 2012, realizada ontem (19), em Brasília (DF). 

Segundo o presidente da Finep, Glauco Arbix, o programa é do tamanho que o Brasil precisa. Ele espera que o plano combine a boa alocação dos recursos com a descentralização da atuação da financiadora. “Que esse projeto seja capaz de integrar os instrumentos que construímos ao longo desses anos, como o crédito, a subvenção, os programas cooperativos entre universidades e empresas, o investimento de capital semente, venture capital e empresas nascentes”, disse Arbix.

Também presente na cerimônia de entrega dos prêmios, a presidente da República, Dilma Rousseff, estimou que o Brasil terá um crescimento sistemático e sustentável nos próximos anos. Ela voltou a defender e os investimentos em educação, ciência e tecnologia para aumentar a competitividade da economia nacional.

“Estamos tratando dos principais gargalos do país depois de ter feito um processo que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza. O Brasil tem que crescer e precisa dos empresários inovadores”, afirmou. 

O Prêmio Finep de Inovação foi entregue a 13 empresas e instituições de ciência, tencologia e inovação. Nesta edição, de acordo com o MCTI, 588 projetos foram inscritos, envolvendo no total 650 empresas. As inscrições representam um aumento de 56% quando comparado a 2011.  Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 9 milhões aos vencedores.

Comentários