ENCONTRO DE LIDERANÇAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL NACIONAL MARCA PRESENÇA NA 69ª SOEA
O lançamento da 69ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEA ocorrido nesta terça-feira, dia 20 de novembro, foi marcado pelo encontro de algumas lideranças da Engenharia Ambiental a nível nacional.
A diretoria da ANEAM e as lideranças reuniram-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA DF, para discutir a situação da Engenharia Ambiental brasileira, a fim de se firmar compromissos para o fortalecimento da categoria, que atualmente conta com mais de 13.000 profissionais registrados e em dia no Sistema Confea/Crea, representados pela ANEAM, formados nos quase 300 cursos superiores no país.
Durante a reunião, foram debatidos temas como: Andamento das atividades da ANEAM; Dificuldade da atuação dos Engenheiros Ambientais em alguns estados; Projeto de lei de regulamentação da profissão de Gestor Ambiental; aniversário da Engenharia Ambiental, comemorado dia 31 de janeiro; Concurso público para Analista Ambiental com participação de profissionais com formação em qualquer nível superior, a integração da Engenharia Ambiental e Sanitária, dentro outros temas pertinentes.
A nível estratégico, foram discutidas as metas da ANEAM (2013-2015) e aprovado a criação do Marco Regulatório da Engenharia Ambiental para a próxima década, que definirá os rumos da categoria no país.
Dentre os temas que farão parte do referido documento estão: a criação da Associação mundial da Engenharia Ambiental, com sede no Brasil e âncoras nos Estados Unidos e Portugal, a criação de associações de Engenharia Ambiental em todos os estados brasileiros, a representação da categoria com conselheiros e diretores nos CREAs e orientação para ocupação de cargos públicos de gestão e tomada de decisão nos governos.
Na ocasião da reunião foi lançado o Relatório da Pós Rio+20, com resultados da atuação da ANEAM no evento, considerando que a Associação foi a única Entidade representativa de classe brasileira a ser aprovada para participar da Cúpula da ONU, e uma das 5 ( cinco) do mundo representando a categoria da Engenharia.
Também foi lançado o Manual de Criação de Associações de Engenharia Ambiental nos estados, organizado pela ANEAM com contribuições das Associações estaduais e lideranças a nível nacional, a fim de orientar passo-a-passo como se criar uma associação para fortalecimento e valorização da categoria da Engenharia Ambiental.

Além da Diretoria Executiva da ANEAM, participaram da reunião as seguintes autoridades:
Eng. Amb. Ingo Eugênio Werncke – Diretor Regional da Inspetoria de Criciúma (SC)
Eng. Amb. Fabiano Garcia - Vereador da Câmara Municipal de Araquari (SC)
Eng. Amb. Rafael Antonio Volter – Presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte Nordeste e Vale do Itajaí – AEANVI/SC
Eng Amb. Euzébio Beli – Conselheiro no CREA SP
Eng Francisco Machado – Presidente do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social, Fundador da ANEST e Ex- Presidente do CREA DF.
Eng. Elizabeth Cox – Presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST
Eng. José Delfino Limas – Diretor de Eventos da ANEST e Presidente da ABRAEST
Eng. Nelson Burille –  Advogado e Conselheiro Consultivo da ANEST
Diretoria de Comunicação - ANEAM

Comentários