Soluções para inclusão laboral de pessoas com deficiência é tema de chamadas internacionais lançadas pelo BID


Inclusão laboral de pessoas com deficiência. Este é o foco das duas chamadas internacionais lançadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Laboratório de Divisão de Competitividade e Inovação. Os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 31 de dezembro.
A iniciativa, apoiada pelo Fundo Fiduciário Italiano de Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento, será desenvolvida com base em um sistema chamado crowdsourcing, um processo pelo qual um grupo de usuários, por meio de uma convocatória, participa da realização de uma tarefa, para contemplar as pessoas com deficiência na América Latina e no Caribe.
As convocatórias, denominadas I-LAB: Inclusão nas Empresas e I-LAB: Ideias Disruptivas, pretendem dar voz a todos aqueles que tenham uma solução inovadora e envolver empresas da América Latina e do Caribe. Para reduzir a exclusão econômica e social das pessoas com deficiência, especialmente as mulheres, é essencial apoiar soluções que gerem renda e contribuir para a luta contra o preconceito.

A chamada Inclusão nas Empresas está aberta a entidades públicas ou privadas. Ela tem a missão de buscar soluções inovadoras para inserir no mercado de trabalho pessoas com deficiência. A seleção das propostas se dará em duas fases. A primeira será feita por meio de votação popular. Aqueles que receberem um maior número de votos irão avançar para a próxima fase.  

Na segunda fase, um painel de especialistas selecionará as melhores propostas que poderão receber a concessão de financiamento de até US$ 50 mil. Os candidatos devem se registrar e apresentar propostas no site do Laboratório de Inovação.

Diferente da outra convocatória, a Ideias Disruptivas será aberta ao público geral. Ela tem como foco identificar projetos para quebrar as barreiras que limitam a inclusão laboral de mulheres e homens com deficiência. Todos podem oferecer não só ideias, mas também votar por outras que considerem o maior impacto inovador e potencial mais elevado. As propostas que obtiverem maior número de votos serão convidadas pelo BID para serem apresentadas e discutidas para que sejam transformadas em realidade. Os candidatos devem se registrar e enviar as suas propostas por meio do site Laboratório de Inovação ( www.bidinnovacion.org/ideas-disruptivas/ ).

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do BID)

Comentários