Recursos aplicados em P&D viram investimento no cálculo do PIB


Assim como a aquisição de software, os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) passarão a ser computados como investimentos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão está alterando a metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

O objetivo da mudança é adequar o cálculo às recomendações internacionais. O resultado será um aumento da participação do investimento no PIB, no momento em que o País encontra dificuldades para investir mais. Segundo apurou a reportagem, o aumento pode ser de 1% a 1,5%. Em junho, a taxa de investimentos estava em 18,8% do PIB.

“Tanto software quanto pesquisa e desenvolvimento vão ser considerados investimentos. O saldo final da mudança eu não sei”, declarou a presidente do IBGE, Wasmália Bivar. “É uma mudança metodológica, não significa que vai alterar a taxa de investimento.”

O PIB do terceiro trimestre de 2014 já pode ser divulgado sob a nova metodologia, dependendo da capacidade do IBGE de concluir o estudo. Caso contrário, o novo cálculo sairá no início de 2015, quando forem divulgados os resultados do PIB referentes ao quarto trimestre de 2014. Mas a série deve ser reajustada de 1996 em diante.

Outra alteração prevista é na atividade de edição e impressão, que sai da indústria e passa a integrar o setor de serviços. O IBGE informou ainda que estão em estudo mudanças nas delimitações do setor público, na contabilização das atividades nacionais em território estrangeiro e das operações transacionais, como Itaipu, mas não deu detalhes.

(Com informações de O Estado de S. Paulo)

Fonte e demais informações: http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/recursos-aplicados-em-pd-viram-investimento-no-calculo-do-pib/

Comentários