James Watt


James Watt nasceu na Escócia e foi responsável pelo projeto de desenvolvimento do motor de uma máquina a vapor mais eficiente do que a de Newcomen. Seu projeto teve grande importância no desencadeamento da Revolução Industrial na Inglaterra. A unidade de medida da potência levou seu nome (watt) em homenagem ao inventor.
Por Gabriela Takeda, Projeto Academia de Ciência
James Watt
19 de janeiro de 1739 – Greenock – Escócia
25 de agosto de 1819 – Heathfield Hall – Inglaterra

Nasceu em Greenock, Escócia no dia 19 de janeiro de 1739, faleceu em Heathfield Hall, Inglaterra em 25 de Agosto de 1819 aos 80 anos. Era o sexto de oito irmãos, cinco dos quais morreram na infância.
James era um menino tímido, inseguro e sofria de grandes dores de cabeça que se estenderam até a vida adulta. Aprendeu a ler e escrever em casa, assim como princípios de aritmética. Seu pai lhe dava diversos instrumentos de navegação para que brincasse com eles. Essa brincadeira permitiu que posteriormente despertasse um grande interesse pela matemática. Aos 16 anos ele partiu pra Glasgow  em busca de trabalho, e tornou-se aprendiz  em uma fábrica. Era um jovem integrado a sociedade marítima e mercantil em que vivia. Aos 19 anos foi a Londres como aprendiz de mecânico especializado em construção de instrumentos, mas retornou à Escócia por problemas de saúde. Decidiu trabalhar em sua própria loja de instrumentos, mas teve muita dificuldade, por não ter o certificado de estudo e pelo ambiente conservador e tradicionalista da comunidade inglesa da metade do século XVIII. No entanto em 1757 foi chamado para construir e reparar instrumentos matemáticos de medida na universidade de Glasgow.
Em 1763 teve a oportunidade de consertar o motor da máquina a vapor modelo Newcomen, a mais moderna da época. James identificou o problema da máquina, e percebeu que deveria aumentar a temperatura do vapor. Criou um condensador onde a temperatura do vapor deveria ser baixa e do cilindro permanecer elevada, pois o vapor devia resfriar bruscamente durante a expansão. Sendo assim procurou alcançar o máximo de vácuo no condensador e fechou o cilindro.
Seu pai estava na pobreza e James precisava cuidar da família que constituiu com sua prima, Margaret Miller com quem casou em 1764 e teve quatro filhos. Por quatro anos trabalhou como engenheiro civil em dois projetos de canal entre Forth e Clyde, e no canal pra transportar carvão a Glasgow. Posteriormente conseguiu o financiador J. Roebuck para aplicar em larga escala a produção do motor, construir o protótipo e corrigir as falhas, porém faliu em pouco tempo, assim Matthew Boulton comprou parte nos negócios sendo possível desenvolver os projetos de Watt.
Propôs que sua máquina a vapor fosse usada na drenagem da mina alagada, pois substituía o trabalho de cavalos. Determinou a força da máquina a vapor pelo número de cavalos que substitua (horsepower- HP). A máquina permitiu o aumento do rendimento da máquina Newcomen em 75%. A primeira patente foi registrada em 1769, as melhorias atribuídas a James contribuíram decisivamente para o avanço da Revolução Industrial.
Viajou para o Reino Unido de 1776 a 1781, para as melhorias, construção e instalação nas máquinas. Escreveu um artigo para a Royal Society em 1783, sugerindo que a água seria combinação de dois gases, confirmada por Lavoisier mais tarde. Descobriu também métodos de expansão do vapor. Em 1785, James Watt e Boulton tornaram-se membros da Royal Society e em 1790 completou os aperfeiçoamentos da máquina a qual recebeu seu nome. Essa então começou a ser rapidamente empregada para bombear água de minas, para o aquecimento de máquinas em moinhos de farinha, em fiações, tecelagem e na fabricação do papel. Seus últimos anos foram completamente devotados à pesquisa em sua propriedade em Heathfield Hall, perto de Birmingham, onde morreu. Suas habilidades que possibilitaram a criação dos seus inventos foram fundamentais para o desenvolvimento de máquinas no processo industrial, e seu nome foi dado a unidade de potência de energia – watt.

Comentários