Eletrobras assina acordos de cooperação em P,D&I com setor público


A Eletrobras assinou, no dia 21 de setembro, um acordo com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) para doação de bolsas de estudo no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). No dia 19, a Eletrobras/Eletronorte assinou outro termo de cooperação, dessa vez com o governo de Tocantins, para financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado.

A Eletrobras custeará 2.500 bolsas do Ciência sem Fronteiras. O programa busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Até 3 de setembro, o programa recebeu 72.269 inscrições e concedeu 16.788 bolsas.

Já no caso da cooperação com o Tocantins, a empresa vai financiar projetos de inovação com foco em geração e transmissão de energia elétrica, e relacionados ao meio ambiente e biodiversidade.

O termo também prevê a implantação de laboratórios e sistemas voltados para o setor de energia e impactos ambientais, além de suporte para implantação e expansão do programa Tocantins Digital, lançado pelo governo em parceria com a Eletronorte no ano passado. Segundo a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisas do Tocantins, Andrea Stival, o edital deve ser lançado ainda este ano.

(Com informações do MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins)


Comentários