Comunidade cientifica prepara 9ª semana nacional de ciência e tecnologia em Bauru

Representantes das áreas de produção e difusão de ciência e tecnologia de Bauru e região reúnem-se nesta quinta feira (16) para tratar dos preparativos da 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SNCT Bauru 2012. Os participantes irão definir a programação do evento que tem como principal objetivo promover a inclusão social através da popularização científica. O encontro acontece às 10 horas na Sala de Aula, piso superior, do Aeroclube de Bauru.

Neste ano o tema central da SNCT será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações locais, regionais e internacionais.

Um dos objetivos da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Além de definir as atrações da SNCT Bauru deste ano, durante a reunião haverá a apresentação de Plano de Gestão da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru, elaborado conjuntamente entre a Prefeitura Municipal e a Comissão de Implantação da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica – Estação Ciência de Bauru, e encaminhamentos estatutários que regem a Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT), criada por representantes do segmento com o objetivo de auxiliar no fomento à área de C&T no município.
 

Comentários