MPX estuda geração a partir de células combustíveis


A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, está estudando a implantação de um sistema pioneiro no Brasil para a minigeração de energia a partir de células combustíveis a base de gás natural ou biogás. A intenção foi revelada nesta segunda-feira (11/6) pelo executivo durante a apresentação do programa Rio Capital da Energia e confirmada em nota pela assessoria de imprensa da empresa.
De acordo com o texto, a tecnologia possui baixa emissão de CO2 - 40% inferior aos sistemas convencionais de pequeno porte - e elevada eficiência energética (aproximadamente 56%), principalmente quando comparada a geradores movidos a diesel.
As células combustíveis geram continuamente 200kWmédios de energia, cada uma, através da transformação química do combustível – gás natural ou biogás - em eletricidade. Por ser uma geração distribuída, permite, ainda, que a energia seja produzida no próprio local de uso, com a implantação de sistemas de autoprodução de alta disponibilidade.
A iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em pesquisas de energias complementares, diretriz apoiada pelo próprio Eike Batista. A MPX já foi pioneira na construção da primeira usina fotovoltaica de grande por do País, a de Tauá, no Ceará, com 1MW.

Comentários