Novo diretor do Cetem quer ampliar pesquisas em terras raras e agroindústria


Brasília, 23 a 25 de abril de 2012 - Nº 1134 - Ano 11
 
As metas para os próximos quatro anos do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) já estão traçadas. O novo diretor do instituto de pesquisa vinculado ao MCTI, Fernando Antonio Freitas Lins, citou a exploração das terras raras e o uso de minerais para produzir fertilizantes como prioridades para a gestão.
 
     No campo de terras-raras, o Brasil tem alto potencial geológico. As reservas, em torno de 3,5 bilhões de toneladas, são a segunda maior do planeta. Para Fernando Lins, o tema é questão estratégica porque os metais que constituem esse grupo de 17 elementos químicos são muito usados no desenvolvimento de tecnologias avançadas, como carros elétricos, fármacos, sistemas de orientação espacial e a indústria bélica.
 
     Embora o Brasil não fabrique esses equipamentos, Lins explicou que há uma orientação política do governo de que o país não fique somente na fase de produção desses minerais. “A ideia é ter também projetos que irão até o fim da cadeia”.
 
     Atualmente a China se mantém na liderança da produção de terras-raras, com 95% dos recursos produzidos no mundo. O novo diretor quer diminuir ainda a dependência brasileira na importação de minerais fertilizantes, como potássio, fosfato e nitrogênio.
 
     “A dependência do país é cerca de 70%”, alertou. Para ele, as pesquisas nessa área ajudarão a elevar a produção interna do Brasil. “Seria muito interessante, do ponto de vista de evitar qualquer susto, como dificuldades de oferta no mercado mundial”.
 
     O centro tem atualmente 100 servidores, dos quais 60 são pesquisadores. Para recuperar o contingente que se aposentou nos últimos anos, Lins estimou que será necessário, pelo menos, mais 100 pesquisadores. Está prevista a realização, ainda este ano, de um concurso para admissão de cinco pesquisadores. O novo diretor do Cetem informou que vai defender a realização de novos concursos para a contratação de 10 a 15 pessoas por ano, nos próximos cinco ou seis anos. 

     O Cetem é uma instituição associada à ABIPTI.

     Informações sobre as ações do Cetem podem ser obtidas pelo site www.cetem.gov.br.
 
     (Com informações da Agência Brasil) 



Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários