MIT oferecerá credenciais em cursos livres a distância ainda neste semestre

Os planos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em oferecer credenciais a estudantes que concluíram cursos a distância deverá sair do papel ainda neste semestre. As credenciais do programa, intitulado como MITx, são títulos que não equivalem a graus acadêmicos.

Estudantes de qualquer parte do mundo poderão participar dos cursos livres oferecidos pela internet. Em nota divulgada em seu site, o MIT declara que os graus acadêmicos plenos continuarão a ser oferecidos exclusivamente "àqueles admitidos no MIT por meio de um processo de admissão altamente seletivo", mas que as credenciais serão conferidas a estudantes online que "demonstrarem domínio do material de um assunto".

Os cursos online serão gratuitos, mas a credencial terá de ser paga pelo candidato. O instituto pretende usar o conteúdo gerado para alimentar o programa também dentro de seu campus. O objetivo do programa, de acordo com o MIT, é "baixar as barreiras entre o campus e os estudantes de outras partes do mundo".

O MIT é uma das instituições presentes na plataforma iTunes U, criada pela gigante da informática Apple. A plataforma oferece cursos e material didático interativo que são acessados a partir de produtos da empresa, como o tablet iPad.

(Com informações da Unicamp)

Comentários