Ministério das Comunicações firma parceria para expandir a banda larga no país

Brasília, 23 a 25 de abril de 2012 - Nº 1134 - Ano 11



 A expansão do serviço de banda larga no Brasil ganhou um importante reforço na sexta-feira (20). O Ministério das Comunicações fechou uma parceria com a empresa americana Qualcomm Incorporated, líder mundial em tecnologia de telecomunicações. Ficou acertado que a companhia vai montar um centro de tecnologia para desenvolver aplicações destinadas a smartphones e tablets, em colaboração com empresas fabricantes.
 
     O centro de pesquisa será instalado em São Paulo. Esse formato de acordo é o primeiro que a empresa americana fecha com um país da América Latina. Está previsto também a criação de um laboratório de testes. A Qualcomm Incorporated não divulgou o volume dos investimentos feitos no Brasil.
 
     De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o foco é ampliar o serviço de banda larga ao meio rural. A pasta, inclusive, já discutiu com o Ministério da Fazenda a possibilidade de o governo promover desoneração fiscal para os novos dispositivos que forem desenvolvidos com o fim de "massificar de forma mais rápida as telecomunicações".
 
     Bernardo garante que não haverá prejuízo de arrecadação com novas desonerações. "Não vamos abrir mão de receita que já existe, porque estaremos trazendo produção do exterior para cá, permitindo aumento de receita e não redução. E novas fábricas poderão gerar muitos empregos e pagar tributos. É o mesmo tratamento que damos aos computadores, laptops, netbook e tablet", afirmou. Ainda não há prazo para as medidas serem tomadas.
 
     O presidente da Qualcom Incorporated, Rafael Steinhauser, prevê que os dispositivos de telecomunicações deverão passar a trabalhar sempre em plataformas de comunicação em nuvem, que permite acesso irrestrito em quaisquer partes do mundo. "O Brasil precisa participar disso também, de forma que o usuário faça acessos com o mundo inteiro, independentemente da marca de seu aparelho", defendeu. "Tudo isso é muito importante também na própria indústria, na área da publicidade, na área social, na mídia, na saúde, na educação e na área de entretenimento e de jogos".
 
     A Qualcomm vai participar também do programa Ciência sem Fronteiras, concedendo bolsas para estudantes interessados em desenvolver conhecimento nessa área. A empresa emprega em todo o mundo 21 mil funcionários em 172 localidades espalhadas por 34 países. Em 2011, ela teve receita de US$ 15 bilhões, com crescimento de 36% sobre 2010.
 
     (Com informações da Agência Brasil) 



Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários