País deve ter recorde de novas usinas em 2012

O Brasil deve bater neste ano o recorde de entrada em operação de novas usinas de geração de energia elétrica. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia, 7,6GW em plantas vão iniciar a produção até o final de 2012. Para Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, o número “é impressionante” e quebra todos patamares já registrados no País.

O executivo, que participou de evento sobre geração de energia nesta segunda-feira (30/1), no Rio de Janeiro, exaltou o feito, atribuído principalmente ao novo modelo do setor elétrico. Os 7,6GW, que representam mais da metade da potência da hidrelétrica de Itaipu, são maiores que a média de 4,1GW instalados anualmente no Brasil entre 2003 e 2011.

O ritmo de crescimento da capacidade instalada, via leilões de contratação de energia, faz com que o País tenha hoje assegurados 47,3GW dos 61,5GW previstos como expansão da demanda para os próximos dez anos. “Isso dá uma grande tranquilidade para o crescimento, uma tranquilidade de que energia não será um gargalo”, comemorou Tolmasquim.

As projeções da EPE apontam para um excedente de energia contratada de cerca de 3GWmédios, que pode chegar a 6GWmédios já em 2014. Contando a energia de reserva, contratada em leilões específicos, esse número chegaria a quase 8GWmédios.

Para o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, o País precisa aproveitar melhor tais “excedentes espetaculares”. Segundo Chipp, há oportunidades para avançar na importação e exportação de energia para países vizinhos da América Latina. Hoje, o Brasil “troca” energia com alguns países, mas, para Chipp, é possível definir preços para ofertar energia na fronteira e até chegar, futuramente, a uma integração plena entre mercados.

Fonte e demais informações: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=8915&id_tipo=2&id_secao=2&id_pai=0

Comentários