Finep terá linha de crédito para empresas que investem em P&D

Brasília, 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2012 - Nº 1110 - Ano 11

A Finep prepara uma nova linha de crédito para conceder empréstimos subsidiados a empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D). A ideia, segundo o presidente da financiadora, Glauco Arbix, é conceder recursos durante cinco anos, com aumento do aporte para as empresas que inovem conforme as metas do governo.

“Vamos oferecer crédito às empresas para que trabalhem tecnologia. Se cumprirem as metas, terão mais recursos. Isso faz com que se esforcem”, disse. Entre as metas, será estimulado o aumento do nível de qualificação de pessoal, além da contratação de pequenas empresas de base tecnológica como fornecedores e de institutos, universidades ou departamentos acadêmicos para desenvolverem pesquisas.

Os empréstimos, de até R$ 200 milhões por operação, serão liberados a uma taxa de juros anual de 4%, com carência de três anos e prazo de pagamento de dez. De acordo com Arbix, o empréstimo “não é para qualquer projeto. Quanto maior o risco tecnológico, melhores são as condições que as empresas vão encontrar na Finep”.

O dinheiro estará disponível para diversos setores econômicos. A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2012-2015 lista 15 setores como prioritários. Entre eles, tecnologia da informação e comunicação; fármacos e complexo industrial da saúde. “Para esses setores, vamos trabalhar de forma mais integrada, mais rápida. É possível que tenhamos melhores condições”, anunciou o presidente da Finep.

(Com informações da Agência Brasil)
 
Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários