Mercadante apresenta eixos da ENCTI

   Brasília, 19 a 21 de dezembro de 2011 - Nº 1101 - Ano 11

Para os próximos quatro anos a estratégia de crescimento da área de CT&I será baseada em cinco eixos estruturantes. As informações fazem parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que foi apresentada no dia 15 pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal.
     Os eixos estruturantes são: promoção da inovação; novo padrão de financiamento público para o desenvolvimento cientifico e tecnológico; fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica; formação e capacitação de recursos humanos; e os Indicadores ENCTI.
     Dentre os planos do MCTI, está o lançamento de um satélite geoestacionário que levará banda larga para a Amazônia. A pasta pretende atingir 900 municípios com internet de 100 gigabites a 1 gigabite até 2014. Mercadante também destacou a importância do desenvolvimento de games no Brasil. “Atualmente, a indústria de games gera R$ 640 milhões, mas, no Brasil, não há nada sendo produzido. Precisamos trazer esse mercado para o país”, completou.
     Durante a audiência pública, algumas entidades questionaram falhas da ENCTI. A incerteza sobre a disponibilidade de recursos suficientes para os próximos anos foi um dos pontos preocupantes segundo o presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Pedro Passos.
     Em resposta aos questionamentos, Mercadante afirmou que não haverá problemas com o Orçamento. “Não irá faltar verba para bons projetos”, garantiu. O corte orçamentário sofrido pela pasta em 2011 foi citado como exemplo. “A perda de recursos foi compensada pelo fortalecimento da atuação da Finep, que liberou R$ 1,86 bilhão em 2011, um aumento de 52,7% em relação a 2010.”
     De acordo com o ministro, a política do setor está fundada num tripé: promoção da inovação, formação de capacitação de recursos humanos e fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica.
     (Com informações da Agência Brasil e Agência Senado) 

Fonte e demais informações:  http://www.gestaoct.org.br/

Comentários