Medellín, na Colômbia, ganha escada rolante elétrica para mobilidade urbana

A região humilde de Las Independencias 1, localizada na Comuna 13 --área cheia de ladeiras em Medellín, na Colômbia -- ganhou a primeira escada rolante elétrica do mundo para mobilidade urbana, que foi inaugurada nesta segunda-feira pelo prefeito, Alonso Salazar.

Efe
Região
 da cidade de Medellín, na Colômbia, ganha escada rolante elétrica para 
facilitar locomoção
Região da cidade de Medellín, na Colômbia, ganha escada rolante elétrica para facilitar locomoção   

Na região, onde vivem cerca de 12 mil pessoas, havia vários casos de moradores que ficavam "confinados" em casa devido à idade avançada ou a outros problemas de saúde que os impedem de enfrentar as ladeiras locais. 

Com o projeto --que custou cerca de US$ 5,2 milhões-- foram instalados 130 metros de escadas rolantes para facilitar a locomoção dos moradores pela área e proporcionar mais qualidade de vida. O município de Medellín, capital do Estado de Antioquia, é a segunda cidade mais importante da Colômbia. 

Embora não sejam as primeiras escadas elétricas instaladas no mundo ar livre --existem algumas com fins turísticos-- são pioneiras como solução de problemas de mobilidade em grandes centros urbanos. 

O projeto também busca diminuir o rótulo de região com problemas de segurança e alta taxa de criminalidade, que pesa sobre a Comuna 13. 

A comuna é uma das 16 que fazem parte de Medellín, cidade industrial de mais de 2,36 milhões de habitantes que, desde a década de 90, busca soluções inovadoras para a questão da mobilidade urbana. 

Fonte e demais informações:  http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1026549-medellin-na-colombia-ganha-escada-rolante-eletrica-para-mobilidade-urbana.shtml

Comentários