Energia pré-paga é nova opção para comunidades isoladas

 A comunidade Araras, no município de Curralinho, no Arquipélago do Marajó, será a primeira do Pará, e uma das primeiras do Brasil, a ter implantado o sistema de energia pré-pago. Os medidores já foram adquiridos e os primeiros testes da nova modalidade de consumo começarão a ser feitos em janeiro do próximo ano. Ainda no primeiro semestre o sistema estará funcionando. 

A nova modalidade proporcionará ao consumidor a possibilidade de pagamento prévio do serviço, a exemplo do que já ocorre com a telefonia móvel. Assim, ele poderá controlar melhor seus gastos, pois o medidor informará por meio de avisos sonoros e luminosos quando os créditos estiverem próximo a se esgotarem. O consumidor também poderá comprar créditos aos poucos, de acordo com suas necessidades. 

A concessionária irá avaliar resultados relacionados à redução dos custos com serviços de leitura, entrega de faturas, suspensão e religação, fatores que contribuem para mitigar o impacto tarifário ao consumidor. 

Para gerar energia para a comunidade, a Celpa está construindo quatro sistemas isolados para atender cada grupo de clientes, o menor com quatro consumidores e maior com 38. O projeto é composto por um sistema híbrido de energia (eólico, diesel e solar) e três mini usinas fotovoltaicas. Os sistemas possuem a seguinte potência instalada: 38,6kWp de painéis fotovoltaicos (solar), 6kW de aerogeradores (Eólico) e 7,5kW de geração diesel. Setenta e cinco unidades consumidoras serão beneficiadas com a energia, sendo 64 residências, quatro igrejas, três escolas, dois depósitos, dois comércios, um salão comunitário, um posto de saúde e uma casa pastoral. A obra faz parte do Programa Luz para Todos (PLT) e possui a cooperação técnica da Eletrobras e da agência alemã GTZ. 

A geração de energia será feita por turbinas eólicas que vão gerar energia a partir da velocidade do vento e por módulos fotovoltaicos, cuja energia será gerada a partir da radiação solar, o sistema tem também um banco de baterias para armazenamento da energia produzida pelas fontes renováveis e um grupo gerador diesel de reserva, projetado para operar como backup somente nos períodos de pequena disponibilidade de recursos eólicos e solares, e quando a bateria estiver descarregada. 

“Os sistemas propostos para a comunidade empregam tecnologia de ponta para conversão das fontes renováveis de energia eólica e solar”, ressalta Giorgiana Pinheiro, gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Celpa. Segundo a engenheira, a tecnologia visa reduzir o número de horas de operação de grupos geradores diesel, evitando o consumo excessivo desse tipo de produto, diminuir o consumo de óleo lubrificante e a produção de resíduos sólidos como borra, filtros e outros, e reduzir também os riscos de vazamentos durante o transporte, armazenagem e transferência do óleo diesel e do lubrificante. 

Outro projeto-piloto de faturamento pré-pago de energia, proposto pela Celpa, já recebeu autorização da Aneel e será desenvolvido em 11 comunidades isoladas da Reserva Extrativista Verde para Sempre, no município Porto de Moz. As 220 unidades consumidoras serão atendidas por meio de duas miniusinas, uma de geração fotovoltaica e a outra híbrida fotovoltaica e diesel. Este sistema está previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2012. 

O Pará é um dos estados pioneiros no Brasil em projetos experimentais de energia pré-paga em áreas remotas da zona rural. A adoção da modalidade em escala comercial depende de regulamentação da Aneel. Durante os estudos para implantação do pré-pagamento, a Aneel vai analisar os benefícios tarifários que essa opção poderá representar. 

O pré-pagamento de energia, segundo a agência, é utilizado em diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, recentemente, também passou a ser adotado em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina. Pesquisas realizadas na Colômbia e Argentina demonstram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%. 

No Brasil, além da Celpa, uma concessionária do Amazonas (Amazonas Energia) também obteve autorização da Aneel para implantar o sistema de faturamento na modalidade pré-paga, em caráter experimental.

Fonte e demais informações: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=186350

Comentários