Cemaden opera em esquema de plantão desde sábado

Brasília, 19 a 21 de dezembro de 2011 - Nº 1101 - Ano 11
 Desde sábado (17), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) opera em esquema de plantão. Instalado no campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), o centro opera 24 horas e atua de forma integrada com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), contribuindo para o aperfeiçoamento de todo o sistema de alerta e prevenção de riscos.
     Com base em previsões meteorológicas do CPTEC, estão sendo integrados ao sistema dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informações de radares meteorológicos da Aeronáutica e dos Estados. Diante do agravamento dos eventos climáticos em todo o mundo, Mercadante informou que o ministério tem se empenhado para construir um sistema avançado e eficiente de monitoramento de risco e alertas de desastres naturais.
     No entanto, no dia 15, em audiência pública no Senado Federal, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação deu uma declaração polêmica a respeito das tragédias causadas pelas fortes chuvas no verão. Ele afirmou que haverão mortes mesmo com o início da operação de plantão no Cemaden. "Morrerão pessoas neste verão e nos próximos. O que estamos fazendo é diminuindo o impacto dos extremos climáticos, que estão se agravando”, afirmou.
     Para o ministro, o Brasil precisa entender que o clima mudou e por conta disso terão inundações, alagamentos, deslizamentos e mortes. “Nós teremos vítimas esse ano, não queremos criar qualquer tipo de ilusão. Estamos procurando buscar essa consciência", disse.
     De acordo Mercadante, um dos grandes desafios para a operação do sistema é ter o mapeamento geotécnico das regiões de risco, diante da carência de geólogos disponíveis no país para o serviço. A expectativa do governo é mapear 251 cidades, com registros históricos de mortes por deslizamentos e inundações, até 2014. Atualmente, 56 municípios estão mapeados nas regiões Sul e Sudeste e 34 no Nordeste.
     Plantão
    
Desde o início da operação, foram contratados cinco especialistas de alto nível e 20 bolsistas em áreas estratégicas. Com o serviço ampliado, o grupo do Cemaden passará a atuar com 36 profissionais. Ainda serão contratados por concurso público 75 técnicos em desastres naturais, geotecnia, meteorologia e hidrologia.
     (Com informações do MCTI) 

Fonte e demais informações:  http://www.gestaoct.org.br/

Comentários