Robô movido a biocombustível é destaque em Congresso

gustavo_morita
Desarmamento de bombas, sondagens e roçagem de gramado, são apenas algumas das aplicações que impressionam no Projeto Rover Eco Roubst, um robô móvel e autônomo movido a biodiesel, com capacidade para desempenhar atividades agrícolas, industriais ou domésticas, em seus diferentes usos.
 
Desenvolvido pelos alunos do terceiro ano de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Jaguariuna (FAJ), o projeto foi destaque do 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado nos dias 18 e 19 de novembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. O evento é considerado o maior do gênero no Brasil.
 
Por meio da técnica de controle remoto, com apenas dois litros de combustível, o Eco Roubst tem autonomia para funcionar por nove horas ininterruptas em sua capacidade máxima e segundo Fernando Gabriel Pavan, integrante do grupo responsável pelo projeto, um dos principais diferenciais é o uso do combustível alternativo na área da robótica. “Foram seis meses de trabalho, unimos tecnologia e sustentabilidade neste projeto para o desenvolvimento de um motor de maior autonomia e menor impacto ambiental. É uma contribuição para a melhoria da vida como um todo”, considera.
 
Aplicações
 
Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da FAJ, André Mendeleck - doutor em Engenharia Mecânica com foco em Robótica, Inteligência Artificial e Automação -, o Rover é um dispositivo autônomo que permite o transporte sem a necessidade de intervenção humana, o que reduz os custos de mão de obra e aumenta a segurança e confiabilidade.
 
O Eco Roubst tem navegação autônoma, capacidade de autolocalização e desvio de obstáculos, transporte de câmeras para monitoramento, interação com os membros da comunidade acadêmica e transporte de materiais, além da capacidade de carga para 100 quilos.
 
Em geral, a referência a um Rover representa características como capacidade de navegação em ambientes desconhecidos, desestruturado e dinâmico, e de tomada de decisão e autoaprendizado. 
 
Conforto, indústria e segurança
 
“Sobre a plataforma, pode-se agregar elementos funcionais, tais como: um cesto - transformando o Rover em um veículo para transporte de alimentos em supermercado; uma plataforma de madeira - transformada em um skate autônomo; agregar uma cadeira -transformada em uma cadeira com rodas autônoma para  o transporte de pessoas”, explica o coordenador.
 
Na indústria, o Rover é utilizado para transportar peças e componentes na linha de montagem; em almoxarifado são utilizados como elemento de transporte e armazenamento automatizado; em portos e aeroportos são utilizados no transporte autônomo de container e bagagens; em hospitais são utilizados para o transporte de lixo, entrega de refeição e de medicamentos. “Na área de segurança é utilizado como plataforma para o transporte de elementos para monitoramento, como câmeras, sensores térmicos, escâner ultra-som e armamento”, detalha André.
 
Dinâmica multidisciplinar
 
O aspecto multidisciplinar valoriza a realização do Projeto e a expectativa do grupo de alunos, segundo Fernando, é abrir o leque de oportunidades e aperfeiçoar o Eco Roubst. Para desenvolver um Rover, Andre Mendeleck destaca que é preciso conhecer as áreas de mecânica (para construção da estrutura), eletrônica (para o desenvolvimento e integração dos dispositivos eletrônicos e computacionais), computação (para o desenvolvimento dos programas de controle dos dispositivos), controle e automação (para o desenvolvimento dos sistemas para controle de posicionamento, velocidade, trajetória, e outros). 
 
No trabalho em equipe, Fernando diz que uma vivência prática já iniciada no ambiente acadêmico é o trabalho em equipe, assim como em um ambiente empresarial, onde também se preza a relação humana e o conhecimento para se chegar ao produto final. “A elaboração dos projetos práticos é importante para enaltecer o conhecimento”.
 
Sobre o Conic
 
O Conic foi promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras e Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp) e considerado o maior evento do gênero no Brasil e um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica. Neste ano foram 1,8 mil trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados. 
 
Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageou a física e química Marie Curie (1867 - 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”. 
 
Sobre o Projeto
 
Participaram do desenvolvimento do projeto Rover Eco Roubst os alunos Fernando Gabriel Pavan, Ailton José Cordeiro, Maurindo Miliorini Jr, Leandro Bressiani Santos, Guilherme Ferreira da Silva, Renan Filipe Moreira da Costa, André José Canina Biotto, Maykon Douglas Magalhães de Morais. Comando de voz por Márcio Alessandro Castiglioni.
- Ambiente Operacional: Off Road de longa autonomia
- Dimensões: Largura = 0,50m; Comprimento = 0,80m; Altura = 0,50m
- Motor: Motor Diesel - Combustível: biodiesel
- Capacidade de Carga: 100 Kg
- Tração: Esteiras
- Controle: CLP – Controlador Lógico Programável
- Acionamento: Rádio Controle – servo motores
 

Comentários