Polo aeronáutico terá decisão ainda em 2011

 
O Governo de Minas, enfim, caminha para um fato concreto no projeto de criação de um Polo Aeronáutico no estado. No estágio atual, o projeto é defendido junto ao Governo federal em um "pacote", com três áreas distintas: indústria de aviões para asas fixas (helicópteros); indústria de aviões de asas fixas; e centro de formação e construtores aeronáuticos.

A expectativa para manifestação positiva da União é esperada para estes 40 dias que restam de 2011.
O otimismo da administração de Minas foi manifestada, sexta-feira, pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges, durante conferência ("A importância do empreendedorismo e a relação universidade x empresa") no encerramento da 4ª Semana Global do Empreendedorismo, na Escola de Engenharia da UFMG.

Mario Neto foi incisivo ao apresentar "Minas como um (futuro) grande polo aeronáutico". Disse que opção de fazer o polo mineiro em três regiões diferentes seria para aproveitar sinergias locais e criar no interior ambiente para surgimento de empresas de base tecnológica.

"O anúncio do Governador (para as negociações com a União) será para 2011, ainda. Espero", sinalizou Mario Neto.

Suporte nas universidades locais

À coluna, o presidente da Fapemig detalhou que o polo para aeronaves de asas móveis em Itajubá, no Sul de Minas, leva em consideração a localização da montadora de Helicópteros do Brasil (Helibras) e o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). "Estive na Eurocopter (acionista majoritária e detentora da tecnologia da Helibras), na França, há duas semanas. Eles (os executivos franceses) estão firmes (para investimentos e transferência de mais tecnologia)", garantiu.

Em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, será instalado o polo de aviões com asas fixas. Na cidade, o programa prevê a construção de aeronaves pequenas com capacidade para até oito passageiros. Mario Neto diz que a localização se valerá da existência do ensino de Engenharia Aeronáutica na Universidade Federal de Uberlândia.

O terceiro polo regional será em Lagoa Santa, para a formação de profissionais e o desenvolvimento também de componentes aeronáuticos. Neste núcleo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será o suporte na formação de profissionais. A âncora para o surgimento de fornecedores de componentes é o projeto do Aeroporto Indústria para Confins.

Tanto na conferência quanto na entrevista, o presidente da Fapemig utilizou a mesma frase para enfatizar que Minas Gerais não pode deixar escapar a oportunidade de criar o 2º polo aeronáutico do país, depois de São Paulo, pois está com as negociações bem avançadas. "Esse cavalo arreado não vamos perder, não"

Fonte e demais informações:  http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/diarios/negocios-s-a-1.11090/polo-aeronautico-tera-decis-o-ainda-em-2011-1.371495

Comentários