Especial - Unifei desenvolve tratamento mais eficiente para o câncer


MORTE 
CANCER.jpg
Morte da célula cancerígena
Ouça no link
Especial UNIFEI – Há 98 anos desenvolvendo ciência e tecnologia de alto impacto.

O câncer representa um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações. Esta é a definição do INCA, Instituto Nacional do Câncer, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O INCA estima que o câncer de pele do tipo não melanoma será o mais incidente na população brasileira com 114 mil novos casos por ano. Em seguida vêm os tumores de próstata e mama com 50 mil novos casos anuais. Cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero vêm em seguida com cerca de 20 mil novos casos previstos anualmente.

A incidência da doença e os tratamentos agressivos mobilizam os pesquisadores de todo o mundo em busca de soluções menos invasivas e com menor efeito colateral.

Pesquisadores da UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, desenvolvem nanotubos, materiais biocompatíveis e sistemas poliméricos para liberação controlada de fármacos.

Ou seja, estruturas nanométricas capazes de transportar medicamento dentro do corpo humano e atingir apenas as células cancerígenas.

Ouça esta reportagem comemorativa dos 98 anos da UNIFEI, e descubra como a pesquisa e ciência desenvolvidas na universidade, são capazes de gerar tecnologias de alto impacto para a sociedade.

Expediente:
Produção – Jornalista Nicole Gomes
Locução – Monitores Rafael Pinho, Guilherme Oraboni. Voluntário Willian Cardoso. Jornalista Nicole Gomes.
Entrevistados – Dra. Marisa Grassi e Dra. María Elena Leyva González.

Comentários