Itajubá sediará Torneio Estadual de Robótica no próximo fim de semana

Com Lego Educacional, jovens criaram os próprios robôs e se classificaram para o Torneio Estadual de Robótica que acontecerá em Itajubá

Muita disciplina, dedicação, trabalho em equipe e aprendizado levaram as seis equipes que participaram da etapa classificatória de Belo Horizonte ao Torneio Estadual de Robótica (First Lego League), em Itajubá (29). A classificação aconteceu no último sábado, 22 e contou com o apoio do colégio Loyola, que cedeu o espaço. A iniciativa é da empresa Inspirar Soluções Educacionais em parceria com o Instituto Aprender Fazendo.

Alto nível de complexidade e alto nível de execução. Com desempenho surpreendente, as seis equipes que participaram arrancaram palmas e elogios da plateia, além da tão sonhada vaga no torneio estadual, que acontece nos próximos dias 29 e 30, em Itajubá. Para o professor universitário e diretor da Inspirar, Cláudio Scianni, o evento foi um sucesso. ´Alcançamos o objetivo: envolver as crianças no universo da robótica e fazer com que elas desenvolvessem uma aptidão que, no futuro, poderá abrir portas. Por ser a primeira vez que Belo Horizonte recebe esta etapa classificatória, eles nos surpreenderam muito´.

Passando por quatro critérios de avaliação – Trabalho em Equipe, Projeto Robô, Projeto de Pesquisa e Missão – as equipes acumulavam pontos para o grande vencedor final. No entanto, cada critério também premiou a equipe que melhor desempenhou a tarefa.

A equipe vencedora

A Cyber Doctors, equipe composta por crianças de 11 e 13 anos, foi a grande campeã do dia. ´Nós trabalhamos muito em equipe e aprendemos a conviver uns com os outros. Cada um tinha uma tarefa definida. Assim, conseguimos ganhar a competição´, afirma entusiasmado o líder da equipe Vinícius Ortiz, de apenas 11 anos.

Cláudio mostra sua satisfação com a vitória dos garotos. No entanto, enfatiza que o mais importante não é o resultado final. ´Todas as crianças saem daqui vitoriosas. Todos aprendem e todos ganham com as possibilidades que a competição proporciona aos jovens´, conclui.

O próximo passo

Por causa do excelente desempenho das equipes, todas conseguiram uma vaga no Torneio Estadual de Robótica, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, próximos sábado e domingo, em Itajubá (MG). O evento contará com a participação de 40 equipes, que serão representantes de todas as regiões do estado de Minas Gerais. As três equipes mineiras que forem selecionadas para participarem do torneio nacional (2012) serão premiadas pela Fapemig com bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Serviço
Inspirar Soluções Educacionais
Evento: Torneio Mineiro de Robótica
Data/Hora: 29 e 30 de outubro
Local: Ginásio Poliesportivo da Unifei – Avenida BPS, 1303 – Itajubá - MG
Informações: (31) 2514 1867 (31) 9740 2562
Valor: gratuito – Aberta ao público

Fonte e demais informações:  http://www.tvuai.com.br/tvuai/1608

Comentários