Especialista indica onde as pequenas empresas podem conseguir dinheiro para expandir e manter o negócio

Editado por Priscila Zuini, de
Dinheiro, notas de cem reais
Quais as principais fontes de crédito para pequenas empresas?
Respondido por Dariane Reis Fraga Castanheira, especialista em crédito


Com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa, o gestor, após definir as estratégias de ação da empresa e elaborar o seu planejamento financeiro para os próximos anos, deverá buscar boas fontes de financiamento para colocar o seu plano em prática.
Essa tarefa é relativamente simples quando se trata de empresas de grande porte. No caso das pequenas empresas, esta questão se torna um grande desafio, e, dependendo da escolha do gestor, poderá levar a empresa a dificuldades financeiras.

O ideal é optar por fontes com taxas de juros mais baratas, cujos valores e prazos de pagamentos sejam adequados ao fluxo de caixa da empresa. As linhas de crédito oferecidas por instituições governamentais, muitas delas operacionalizadas pelos bancos comerciais, estão neste perfil.

O BNDES, por exemplo, oferece diversas linhas de crédito para as pequenas empresas. Entre as principais, estão linhas de crédito para investimentos em implantação, ampliação e modernização, para aquisição e modernização de máquinas e equipamentos nacionais ou para compra de bens de produção. Capital de giro, microcrédito e financiamento para produtores rurais e exportadores são disponibilizados pelo banco.

Quem vive em São Paulo tem a opção da
Nossa Caixa Desenvolvimento, a agência de fomento estadual. Eles oferecem crédito para projetos de investimento, compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e franquias.

Para empresas com foco em ciência, tecnologia e inovação, a Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) é uma alternativa aos bancos comerciais. A instituição oferece apoio financeiro a instituições públicas ou organizações privadas sem fins lucrativos e crédito para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além dessas instituições, os empreendedores podem consultar outras opções no Manual de Instrumentos da PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo), elaborado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP (DECOMTEC).

É importante que os interessados pesquisem para conhecer melhor as instituições e os detalhes de cada uma das fontes de financiamento. Isso ajuda a identificar a opção que melhor atende as necessidades da empresa.

Dariane Castanheira, professora da Fia

Dariane Reis Fraga Castanheira
é mestre em administração, especialista em planejamento e controle financeiro e professora do PROCED/FIA.


Envie suas dúvidas sobre crédito para 
examecanalpme@abril.com.br
 
Fonte e demais informações: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quais-as-principais-fontes-de-credito-para-pequenas-empresas

Comentários