Movido a eletricidade

O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana vai expor no 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE Brasil - entre os dias 4 e 6 de outubro - o primeiro fórmula elétrico do País.

O protótipo elétrico (desenvolvido a pedido da SAE Brasil), foi construído em cinco semanas por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, sob coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística Ricardo Bock. O fórmula elétrico pesa 320 kg, contando o peso do piloto, e é alimentado por baterias de celular, tipo íon de lítio - levam cerca de quatro horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. Ele pode superar os 100 km/h.

Com a construção do protótipo, a SAE BRASIL quer estimular os estudantes de engenharia de todo o País a desenvolverem veículos da categoria e disputarem a 1ª Competição Fórmula SAE Elétrico, a ser realizada já em 2012.

Durante o Congresso, a FEI vai expor, também, o Baja Dipton. Trata-se de um protótipo off-road projetado e desenvolvido pelos próprios estudantes. O modelo tem recurso wireless - que permite ao piloto ter informações em tempo real sobre carga de bateria, tempo do motor ligado, velocidade e rotação, tudo mostrado numa tela de LCD acoplada ao volante. Na parte ecológica, a laminação do banco do carro é à base de fibra de Curauá, planta da família do abacaxi originária do Pará.

Comentários