MCTI anuncia parceria com a Microsoft

O governo brasileiro poderá firmar uma parceria com a companhia norte-americana Microsoft com foco na formação de recursos humanos. A ideia é capacitar profissionais para criarem softwares, design gráfico e tecnologias de interação e interface eletrônica.

     A informação foi antecipada na última terça-feira (27), pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida. De acordo com ele, a cooperação poderá ser viabilizada pelo programa Ciência sem Fronteiras e promover a ida de estudantes brasileiros a centros de tecnologia da empresa no exterior.

     Também na terça-feira, o ministério anunciou que terá início a produção de consoles Xbox 360 no país. A plataforma de jogos eletrônicos da Microsoft será montada pela fábrica chinesa de produtos eletrônicos Flextronics, instalada na Zona Franca de Manaus. O console deverá cumprir o mesmo processo de nacionalização previsto para os tablets.

     Espera-se, segundo Almeida, produzir 17 mil consoles por semana. A estimativa é que a iniciativa reduza em até 40% o preço para o consumidor final. “Nós devemos buscar as indústrias portadoras do futuro. É um setor simbólico no sentido de inovações e oportunidades”, disse. O produto já montado chegará ao mercado nacional na próxima quarta-feira (5).

     Para saber mais sobre o MCTI acesse o site www.mct.gov.br.

     (Com informações da Agência Brasil)

voltar

Comentários