Capes seleciona projetos para o Programa NoPa

Brasília, 14 a 17 de julho de 2011 - Nº 1056 - Ano 11

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona projetos conjuntos de pesquisa para o Programa NoPa, nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, e proteção e gestão sustentável das florestas tropicais. A data limite para a submissão das propostas é 25 de agosto.
     O programa, uma parceria da Capes com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e a formação de recursos humanos, além de incentivar a inovação tecnológica no setor produtivo público e privado.
     Serão selecionados até oito projetos conjuntos, com o início das atividades previsto para novembro de 2011. A mensalidade para graduação sanduíche é de 870 euros mensais, para doutorado sanduíche de 1,3 mil euros e para pós-doutorado no valor de 2,1 mil euros.
     É necessário comprovar a vinculação do projeto a programa de pós-graduação reconhecido pela Capes, assim como a proposta deve contemplar a formação de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados à equipe de trabalho.
     O edital está disponível neste link.  


Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários