Unicamp dá um ótimo exemplo

A Unicamp é a primeira universidade brasileira a começar a disponibilizar o conteúdo de suas aulas para qualquer pessoa e sem nenhum custo na internet. Como vai funcionar ainda vamos ver, mas a ideia já saiu do papel --e serve como um belo exemplo de como uma instituição pública pode, com baixo custo, ajudar a educação de um país. 

Quanto mais se usarem recursos multimídia, detalhando as aulas, mais atraente o material e mais chance de atrair alunos e ajudar a orientar outras faculdades. Todos, enfim, saem ganhando.

Não imagino que se consiga substituir a força do presencial. A convivência real estimula a criatividade e a resolução de problemas complexos. 

Já mostrei aqui como as grandes universidades americanas como MIT, Yale, Stanford, entre outras, abriram seus cursos e estão cada vez mais interessantes. Nem por isso são lugares muitos disputados. O que me contam aqui é que isso até estimulou o professor a ir além dos conteúdos, aprimorando suas aulas.
*
Coloquei no Catraca Livre (www.catracalivre.com.br) a lista dos cursos abertos oferecidos por todas essas universidades.
Gilberto Dimenstein Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras.

O OpenCourseWare Unicamp é um portal que tem por finalidade hospedar conteúdos educacionais originários de disciplinas de cursos de graduação. Foi implantado a partir de um convênio com o Portal Universia, que gerencia o um consórcio denominado OpenCourseWare. Esse consórcio congrega mais de cem instituições de ensino superior em todo o mundo, para promover e compartilhar conteúdos educacionais.
 
A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do projeto MIT OpenCourseWare, o qual disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.

O OpenCourseWare Unicamp não emite certificados ou diplomas, nem oferece suporte ou assistência dos autores aos usuários sobre o uso e os conteúdos dos materiais disponíveis.
O lançamento do projeto será no próximo dia 25 de abril.

Proposta 

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), concebeu o OpenCourseWare Unicamp, para disponibilizar à comunidade acesso aos conteúdos didáticos de suas disciplinas.

O acesso aos materiais poderá ser realizado de forma livre e sem custo. Não há necessidade de se inscrever ou de outras formalidades, mas somente observar e estar de acordo com as condições previstas nos Termos de Uso. No entanto, não inclui a assistência dos autores para esclarecer eventuais dúvidas ou para discussões, e as informações apresentadas podem não refletir o amplo conteúdo das disciplinas.

Direitos autorais 

Os materiais são disponibilizados de acordo a Licença Pública Creative Commons , que permite o uso não comercial dos materiais, desde que seja atribuída sua autoria e que os produtos contendo tais materiais sejam distribuídos sob as mesmas condições.


Fonte e demais informações http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/908873-unicamp-da-um-otimo-exemplo.shtml


http://www.prg.unicamp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=391%3Aprojeto-ocw-open-courseware-unicamp&catid=1%3Aprg&Itemid=150&lang=pt

Comentários